Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Versos jogados ao vento, pra que contexto?

Versos jogados ao vento, pra que contexto?
Ora, muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade.
Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.
Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.
Todavia fizestes bem em tomar parte na minha aflição.
Filipenses 4:10-14 (Propositalmente omitido o verso 13)


Pretendo com esse texto avaliar mais um resultado do fenômeno descrito pelo Rev. Augustus Nicodemus no post http://tempora-mores.blogspot.com.br/2008/04/por-que-as-igrejas-dos-neo-pentecostais.html , nesse texto de 2008 ele já destaca ... Os neo-pentecostais a que me refiro nesse post são os pastores de igrejas e denominações tradicionais e conservadoras que adotaram idéias e práticas típicas do movimento neo-pentecostal.”
O resultado que vemos são “erros” comuns nas igrejas pentecostais e neo-pentecostais que é o de citar versos como uma espécie de talismã, sem olhar para o contexto e o que o texto realmente diz.
O texto que usei para exemplificar o que estou pretendendo dizer é muito conhecido, na verdade o texto conhecido está oculto, o contexto é que eu fiz questão me mencionar, quem nunca leu esse texto se for perguntado sobre o que o texto trata irá dizer:

Sobre como as pessoas se lembravam de Paulo.Vs 10
Como Paulo era simples e modesto, e se contentava com o que tem. Vs11
Como Paulo sabia viver em situações diferentes e ser a mesma pessoa Vs 12
Como o Ap. Paulo ficou feliz com a preocupação da Igreja Vs 14

E se formos sinceros com o texto e analisarmos esse textos pela ótica da hermenêutica bíblica é disso mesmo que o texto diz, seriam os pontos de um sermão expositivo.
Mas temos o versículo 13, e esse é o que é o talismã gospel.        
Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. Filipenses 4:13
Ele é usado para diversos fins como, por exemplo:
Como um poder dado para conquistar “ T U D O “ no sentido de qualquer coisa, mesmo.
Como dizer, eu vou orar e DEUS vai fazer por que, Eu posso todas as coisas...

O texto se torna um “Bombril 1001 utilidades”, com ele você dá “base bíblica” rs, para o DETERMINAR, DECRETAR, TOMAR POSSE, ETC

Cansei de dizer isso, e explicar para irmãos da Igreja Pentecostal que eu frequentava, e muitos deles entendiam a importância de utilizar o contexto, e viam que o texto não dizia que podemos fazer, ou ter qualquer coisa é claro que somente para o “irmãos” para Pastores não era possível, quem era eu um jovem de 18 anos, ensinando um Pastor. Mas o que o texto diz é o Apostolo Paulo conseguia passar por todas as situações tanto de pobreza como de riqueza, ter pouco e ter muito, e essa condição de suportar todas essas coisas era somente pela FORÇA que DEUS dá por que humanamente falando isso é impossível, mas com o auxilio de DEUS é possível.

Que DEUS nos revista da sua força, e possamos recitar esse verso, não como um amuleto, mas no sentido que DEUS quis dar ao revelar ao Ap Paulo pela inspiração (sopro) do Espírito Santo, quando passarmos por abundancia ou falta de algo digamos, POSSO TODAS AS COISAS, (não na minha força porque...) DEUS(CRISTO) ME FORTALECE(e me ajuda a vencer a cada situação).



Senhor DEUS, te peço que a cada dia seja aberto o meu entendimento para saber qual é a boa, perfeita e agradável vontade do Senhor para minha vida e sua Igreja. Amem

Nenhum comentário:

Postar um comentário