Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Como dividir o tempo !

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.                       Eclesiastes 3:1

Esse texto de Eclesiastes é muito interessante, é extremamente imperativo quando afirma que “HÁ TEMPO PARA TODO O PROPOSITO DEBAIXO DO CÉU” e se formos sinceros com o texto, não deveríamos repetir à exaustão a frase:
-              Não tenho tempo, para estudar, ir à igreja, ficar com a família, etc...
Se há tempo para todo o propósito debaixo do céu, por que não temos tempo para realizar os nossos propósitos?
Quero dar um exemplo pessoal, e tentar entender o porquê nos vimos correndo e fazendo uma série de coisas e temos a sensação de não termos tempo sempre.
 Era novembro ou dezembro do ano de 2005, eu estava às vésperas do meu casamento que foi em Janeiro de 2006, conheci uma Igreja Batista Regular, fiquei impressionado com a organização, área da Igreja, atividades com as crianças, etc. Entusiasmei-me, era algo que sempre sonhava de como deveria ser uma Igreja, e de fato era.
 O modo que fui recebido foi excelente, estava maravilhado, logo estava fazendo parte da Igreja. Foram cinco anos muito bons em que aprendi muito desde teologia até administração e organização de Igreja, mas o assunto do tempo...
Como um novo convertido corria para todos os trabalhos da Igreja mesmo morando em outra cidade, um ou dois anos depois me mudei para a cidade da Igreja (para estar mais perto da Igreja),       
E agora já 2 anos e meio depois da minha saída dessa Igreja e cidade, com menos cabelos e com novos fios agora brancos (as cãs), percebi que podemos estar “pecando” indo na Igreja e estando envolvido demais com as coisas da Igreja, pareceu heresia?, Deixe-me explicar.

Como mencionei estava super envolvido com os negócios da Igreja desde visitas até reuniões acaloradas com aspirantes ao ministério e reuniões da diretoria da Igreja da qual cheguei a ser Vice-Presidente e então em que pequei?
Eu não soube dividir o tempo! Eu deixava minha esposa com crianças recém-nascidas para estar na Igreja, os finais de semana eram todos na Igreja não queria mais visitar os parentes para não faltar nas atividades da Igreja o tempo que ficava em casa (que era pouco) era preparando coisas para a Igreja, ou seja, vivia em função disso. Nesse ínterim nasceram meus dois filhos, e diversas coisas aconteceram e passaram que hoje nem sequer me recordo, por estar tão focado nisso, quando sai dessa situação pude avaliar os possíveis motivos disso acontecer.
- Muito pelo meu jeito de querer fazer tudo e bem feito,
- Por ter uma dificuldade imensa de dizer “NÃO POSSO”
- Pela pressão que recebia da liderança da Igreja que achou em mim alguém que em muitos casos fazia o que eles deveriam fazer.
Hoje lendo o que o “pregador” escreveu a tanto tempo, quase 3 mil anos atrás, vejo que falhei por não ter tempo para todo o propósito e sim dedicar todo meu tempo para (um) propósito.

Eu lanço um desafio a todos que eventualmente irão ler esse simples texto, não façam isso! Se pudesse voltar no tempo teria dividido meu tempo, teria passado mais bons momentos com minha família, com meus amigos, teria “passeado” mais, teria feito a obra do Senhor com menos peso nas costas.
Deus pela sua infinita bondade me manteve esse tempo todo, mas poderia ter acontecido coisas ruins nesse período, poderia ter me distanciado tanto da minha família e em especial da minha esposa que talvez o nosso relacionamento ficasse abalado, poderia ter um crise de depressão, ou de estafa mesmo, poderia ter me decepcionado com a Igreja e tantas outras coisas, mas graças a Deus que nada disso aconteceu, porque creio que Deus estava me preparando para algo mais sublime;

TUDO TEM O SEU TEMPO DETERMINADO, ás vezes queremos mudar essa ordem natural, queremos esticar, continuar fazendo coisas que já deveríamos ter deixado de fazer e iniciarmos a fazer outras coisas.

HÁ TEMPO PARA TODO O PROPOSITO DEBAIXO DO CÉU, devemos fazer diversas coisas, tanto na Igreja, como em casa e no trabalho, devemos “descansar” o tempo necessário e suficiente, devemos dividir esse tempo racionalmente e estar sempre nos policiando para não fazer muito uma coisa em detrimento de outras, como no meu exemplo pessoal.

DEUS É O DONO DO TEMPO, e Ele pode nos ensinar a usar esse tempo de um modo que o agrade. DEUS se preocupa com o descanso (quarto mandamento).

Não diga mais que não tem tempo.


Divida esse tempo e faça tudo para a Gloria de DEUS até ficar um dia em casa de bobeira pode estar engrandecendo a DEUS se isso for usado para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário