Pesquisar este blog

domingo, 28 de julho de 2013

VEJO QUE ÉS PROFETA!


Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. João 4:19




O texto acima faz parte do dialogo entre Jesus e a Mulher Samaritana, essa frase “VEJO QUE ÉS PROFETA”, É usada em círculos pentecostais tem um tom de brincadeira (com alguma seriedade), quando alguém fala algo e isso coincidentemente acontece.

Mas temos nos dias de hoje uma salada teológica tão grande que o termo “profético” tem assumido um espaço que não víamos a algum tempo, hoje ouvimos os termos:

ADORAÇÃO PROFÉTICA
LOUVOR PROFÉTICO
EVANGELISMO PROFÉTICO
ATO PROFÉTICO
MOVER PROFÉTICO
PALAVRA PROFETICA,ETC...

Outros se auto intitulam, PROFETAS.

Surgem perguntas, O que de fato é ser profeta ?, Existem profetas hoje?, Como seriam os profetas hoje?
Vou fazer uso de uma parte de um texto do blog http://tempora-mores.blogspot.com.br/search?q=profecia , nesse texto o Rev. Augustus Nicodemus (um grande expoente erudito reformado da atualidade) em entrevista fictícia dá esclarecimentos sobre esse assunto.

Seguem as perguntas e respostas:

Bem, a discussão moderna gira mais em torno dos dons chamados sobrenaturais, como curas, línguas, profecias... se Deus é o mesmo hoje, ontem e eternamente, estes dons não estariam disponíveis hoje, como estavam na época dos apóstolos?
Poderíamos perfeitamente aplicar a estes dons e outros o princípio acima, de que Deus age de maneiras diferentes em épocas diferentes. Não podemos confundir a imutabilidade de Deus - que significa que ele não muda em seu ser e seus atributos - com a “mesmice” de Deus, que significa que ele sempre age da mesma forma. Teoricamente, ele poderia ter concedido os dons relacionados com curas, línguas e profecias a algumas pessoas durante o período apostólico e uma vez cessado aquele período, suspendido a atuação dos mesmos. Não vejo em que admitir isto afeta a imutabilidade de Deus ou diminui o seu poder e sua glória. Querer que Deus sempre atue da mesma maneira, isto sim, engessa Deus num padrão rígido e não admite que Ele tenha maneiras diferentes de agir em épocas diferentes para atingir seus propósitos.

Vamos voltar ao dom de profecia. Afinal, ele existe hoje ou não?
Depende do que estamos falando. Os profetas do Antigo Testamento, como Isaías e Ezequiel por exemplo, receberam de Deus revelações quanto ao futuro de Israel, nas nações daquela época e da humanidade em geral. Estas revelações foram registradas em livros com o nome destes profetas e fazem parte da Bíblia. Além da profecia preditiva, os profetas exortavam o povo de Deus a que se arrependessem de seus pecados e voltassem à obediência da aliança. Na verdade, os livros deles trazem proporcionalmente muito mais exortações e advertências do que predições do futuro.

Os sucessores dos profetas do Antigo Testamento foram os apóstolos do Novo Testamento. Paulo, Pedro, João e os demais apóstolos também receberam revelações de Deus quanto ao futuro, a saber, a vinda de Cristo, a ressurreição dos mortos, o novo céu e a nova terra.

Os profetas das igrejas locais no período apostólico não eram iguais aos profetas do Antigo Testamento como Isaías, Jeremias, Oséias, Joel, Amós, etc. Entendo que o dom de profecia que aparece nas listas de dons do Novo Testamento se refere à capacidade dada por Deus a determinadas pessoas para trazerem uma palavra de Deus à igreja, baseada nas Escrituras, em momentos de crise e necessidade. O profeta exortava, edificava e instruía os crentes reunidos. Não vejo qualquer base para dizermos que o dom de profetizar no Novo Testamento é o poder para revelar o que está acontecendo na vida íntima dos outros ou anunciar o futuro da vida das pessoas. Se fosse feito um registro da quantidade de profecias deste tipo que se mostraram falsas, não cumpridas ou que são tão gerais que cabe tudo nelas, já teríamos concluído de vez que o dom de profetizar não é isto.

Concordo com o Rev. Augustus, “ser profeta hoje” é “pregar a palavra de DEUS, e isso é atribuição de pastores, presbíteros e alguns diáconos é uma atividade árdua, é algo muito sério, pois se trata da palavra de DEUS e trata com as ovelhas do aprisco do SENHOR. Mas isso não trás nenhum “Status de poder” e o ser profeta não é fruto de uma “espiritualidade exacerbada”, não creio que hoje haja profetas como no antigo testamento que prediziam o futuro.

VERDADEIROS PROFETAS QUE PREGUEM O EVANGELHO GENUÍNO, QUE MANEJEM BEM A PALAVRA DA VERDADE (II Tm 2-15) ESSES ESTÃO EM FALTA E PRECISAMOS!

QUEM SE INTITULA PROFETA E ACREDITA TER SUPER-PODERES, DISPENSAMOS!

Que DEUS em sua infinita misericórdia nos dê a cada dia o discernimento necessário para continuarmos firmes, apesar de todas as heresias e desvios doutrinários que nos cercam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário