Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de agosto de 2013

As escamas nos olhos e os cegos que não querem ver.

                                                   se afaste da imagem para conseguir lê-la.


Nesse texto vou falar um pouco a visão, estive esses dias (ainda estou me recuperando) com um dos olhos recém operado, fui submetido a uma intervenção cirúrgica para corrigir um desvio em um dos olhos “estrabismo”, costumo brincar, que o olho ponta esquerda, queira jogar muito perto da lateral e não “fechava” junto com o ponta direita, ou seja o meu olho esquerdo estava sempre mais a esquerda do que deveria.
Mas o motivo de escrever não é sobre o pós cirúrgico, ou sobre estrabismo, nesses dias fiquei privado de ler, sobretudo no computador e percebi o como é ruim não poder fazer algo com o qual estamos habituados e como é difícil deixar definitivamente de fazer algo como no exemplo de alguém que perde a visão.
O tema do texto aponta dois tipos que não enxergam, um tem um empecilho externo (as escamas nos olhos) como aconteceu com o Apostolo Paulo (Atos 9-8 e 18), e outros não tem nada que impeça ver, somente a sua “vontade/necessidade” de não ver.
Vou discorrer um pouco sobre os que não podem ver por um fator externo (escamas), existem pessoas que “estão” cegas não “são” cegas, por exemplo:

A palavra de DEUS diz claramente em diversos textos que muitos não creram na pregação do evangelho porque não podiam entender, estavam impedidos de entender, tinham a consciência tão deturpada, tão distante de DEUS que não crêem, existem textos que dizem que o “inimigo” é responsável pelo não entendimento “ Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.2 Coríntios 4:4

E também a textos em que o próprio DEUS é apresentado como o agente que “impede” a visão espiritual. “ Para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías, que diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor?
Por isso não podiam crer, então Isaías disse outra vez:
Cegou-lhes os olhos, e endureceu-lhes o coração, A fim de que não vejam com os olhos, e compreendam no coração, E se convertam, E eu os cure.
Isaías disse isto quando viu a sua glória e falou dele.
Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga.
Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus.”
João 12:38-43

Outros textos ainda dizem que os nossos pecados fazem essa separação, dizem que o homem natural não pode discernir dos assuntos espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
1 Coríntios 2:14-15

De fato, existe essa “cegueira” espiritual, e em todos os casos a solução é a mesma, independente por que motivo haja essa cegueira e qualquer que seja seu agente, o inimigo, DEUS ou o próprio ser humano o remédio, o colírio santo é o mesmo “O ESPIRITO SANTO DE DEUS”, somente DEUS pode remover essas escamas e abrir os olhos espirituais, somente ele tem esse poder para fazer com que um individuo “cego”, goze de plena visão espiritual.

 Mas eu mencionei o “cego que não quer ver”, essa frase é um fragmento de um ditado popular; “O pior cego é o que não quer ver.”,

É usado para pessoas que estão passando ou diante de um problema e não tomando atitudes em relação ao que está acontecendo alegando que não está “vendo nada de errado”. Temos uma lista grande de exemplos para esse ditado, casos de adultério, filhos que estão indo ou já estão no mau caminho, problemas com vícios, etc
Como não utilizo desse blog para tratar de assunto somente do cotidiano e busco sempre a aplicação a fé e vida cristã, fiquei pensando onde encontraria exemplos dentro das nossas Igrejas de cegos que não querem ver?
Pensei em 3 casos;

1) Líderes, Pastores que estão fazendo vistas grossas ao pecado dentro da Igreja, na minha curta experiência de vida, pude verificar alguns casos destes e os resultados são desastrosos, alguns para “evitar” a disciplina e a correção, simplesmente resolvem “não ver” esses erros, mas o faltante se entristece porque percebe que não é amado (quem ama corrige), os que estão ao redor percebem isso e ficam com dupla indignação por não haver a correção necessária e se sentindo inferiorizados em relação ao faltando e também ficam tristes por verem um irmão agindo de forma errada e trazendo juízo sobre si;

2) A “pseudo-cegueira” anti a assuntos relacionados à doutrina e heresias. Esse tipo de assunto é tratado sempre como um “gosto”, quando afirmamos que determinada pessoa (tele-pastor) disse algo herege, logo alguém se levanta, eu não “vi” assim, esse irmão é uma “benção”, ele está “salvando” um monte de gente, e você só criticando, e quando você se aventura a dizer que a “letra” de determinada musica gospel é imprópria ou contem heresias ou erros doutrinários ai você arrumou uma briga interminável. Esse ministério é abençoado quem é você para julgar, tira a trave do seu olho, isso é só uma “licença poética”. Uma coisa que aprendi é “piada que precisa explicar no final é sem graça”, e no assunto das músicas que antes ou depois de cantar você precisa explicar o que a musica ta querendo dizer, tipo explicando o inexplicavel:
Então, a música diz que não sabe o preço que foi pago na cruz (apesar da bíblia mencionar que o preço é o sangue de JESUS I Pe 1-18,19), ai vem a “explicação” mas o autor quis dizer que não sabe o que Jesus sentiu (apesar da bíblia afirmar que ficou muito triste e angustiado Getsemani Mt 26.36,38), ou ainda;
A musica disse que “vamos tirar o fôlego de DEUS com a minha fé”, mas é com todo o respeito tá, é super espiritual...

3) A falta de visão das Igrejas no século XXI em relação ao que é ser cristão, influenciar a sociedade, etc.
Vivemos em um ambiente de extremos, alguns “reencarnam” a Madre Tereza de Calcutá e vivem para “fazer boas obras” e deixam o evangelho de lado, outros vivem em uma rotina caótica de ir a Igreja e os investimentos da Igreja são só para assuntos secundários como instrumentos musicais, reformas intermináveis e não há nenhum trabalho de ação social.

Acredito que os missionários (das Igrejas Históricas) no final do século XIX e inicio do século XX tinham um bom equilíbrio nesse assunto estavam dispostos a perder a vida por pregar o evangelho e também tinham forte em seus corações essa necessidade social das pessoas, não são poucos os Hospitais, Escolas e Orfanatos que foram construídos nesse período, e hoje? O que estamos fazendo para  a sociedade?
Alguns lideres se “fazem de cegos” quando abrem um trabalho evangelístico em uma comunidade carente que não tem escolas, hospitais e creches e não se mobilizam para ajudar essa realidade. Alguns vão dizer que isso é obrigação do estado e de fato é, mas por isso, vou fazer de conta que não estou vendo o problema, e vou dizer vai em paz, estarei “orando” por você, meu irmão!!

Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus?
Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.
1 João 3:17-18
E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,
E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e nào lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
Tiago 2:15-16

Que muitos tenham as escamas retiradas dos olhos pela ação SOBERANA de DEUS na salvação, e que os “se fazem de cegos”, abram os olhos diante das coisas que DEUS tem colocado diante deles!

“OLHANDO” por essa “ótica”, de fato, “O PIOR CEGO É O QUE NÃO QUER VER, MESMO”

3 comentários:

  1. e verdade gostei desse ensinamentos obrigada. Shalon Adonai

    ResponderExcluir
  2. A paz de Cristo , gostei muito do estudo. Deus continue te abençoando , vou usar o estudo para os meus estudo.

    ResponderExcluir
  3. Faço das suas palavras as minhas.
    Deus seja louvado 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir