Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Os LEVITAS e o LEVIATÃ.



Se quiser economizar na leitura, pule as referencias bíblicas (ente as linhas pontilhadas)e vá direto pro texto, para tal é necessário que acredite que as citações abaixo estão de acordo com o texto. 
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Levitas
São estes os nomes dos filhos de Levi: Gérson, Coate e Merari.
Números 3:17
COATITAS – FILHOS DE COATE
"O serviço dos coatitas na Tenda do Encontro será o cuidado das coisas santíssimas.
Quando o acampamento tiver que mudar, Arão e os seus filhos entrarão e descerão o véu protetor e com ele cobrirão a arca da aliança.
Depois a cobrirão com couro, estenderão um pano inteiramente azul sobre ela e colocarão as varas no lugar. 
Números 4:4-6
"Quando Arão e os seus filhos terminarem de cobrir os utensílios sagrados e todos os artigos sagrados, e o acampamento estiver pronto para partir, os coatitas virão carregá-los. Mas não tocarão nas coisas sagradas; se o fizerem, morrerão. São esses os utensílios da Tenda do Encontro que os coatitas carregarão.
Números 4:15

GERSONISTAS – FILHOS DE GERSON
"Este é o serviço dos clãs gersonitas, o que devem fazer e carregar:
Eles levarão as cortinas internas do tabernáculo, a Tenda do Encontro, a sua cobertura, a cobertura exterior de couro, as cortinas da entrada da Tenda do Encontro.
Farão tudo o que for necessário com aquelas coisas e com as cortinas externas do pátio que rodeia o tabernáculo e o altar, com a cortina da entrada, com as cordas e com todos os utensílios usados em seu serviço.
Todo o serviço deles, tudo o que devem fazer e carregar estará sob a direção de Arão e de seus filhos. Designe como responsabilidade deles tudo o que tiverem que carregar. 
Números 4:24-27

MERARITAS – FILHOS DE MERARI
Esta é a responsabilidade deles no serviço que realizam na Tenda do Encontro: carregar as armações do tabernáculo, seus travessões, suas colunas e suas bases,
bem como as colunas do pátio, que rodeia a tenda, com suas bases, suas estacas e suas cordas; todos os seus utensílios e tudo o que está relacionado com o seu uso. Designe a cada um aquilo que deverá levar.
Este é o serviço dos clãs meraritas. Todo o serviço deles na Tenda do Encontro estará sob a supervisão de Itamar, filho do sacerdote Arão"  
Números 4:31-33

Leviatã
Ali andam os navios; e o leviatã que formaste para nele folgar.Salmos 104:26
Poderás tirar com anzol o leviatã, ou ligarás a sua língua com uma corda? Jó 41:1

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nos textos acima, quis destacar trechos das escrituras que tratam dos “LEVITAS” filho de LEVI, seus clãs Coatitas, Gersonitas e Meraritas e suas funções designadas por DEUS e transmitida a Moisés e com a supervisão de ARÃO.
            E também destaquei texto sobre o “LEVIATÔ temido monstro marinho.

Além da similaridade no nome, não consigo imaginar nenhuma similaridade entre os dois grupos, mas gostaria de fazer uma “brincadeira” no bom sentido e analisar esses termos nos dias de hoje.

No meio evangélico (sobretudo) os neo-pentecostais de “direito” e os “adotivos” (que são de origem tradicional, e incorporaram o neo-pentecostalismo). Usa-se o termo “LEVITAS” para os que conduzem a parte da liturgia em que há musicas.
Não chamo de Louvor e Adoração e não reconheço esse “ministério” de louvor.
O que a Igreja tem são irmãos que tem aptidão para musica e tocam seus instrumentos para conduzir a Igreja na Liturgia, mas hoje os ditos LEVITAS, tem Status de LIDERANÇA, ou ainda, são responsáveis por 80% do culto.

Se houvesse o mínimo de cuidado em entender o que significa a expressão “LEVITA” os tocadores de violão/guitarra, contrabaixo e bateria e os cantadores de musica gospel não aceitariam esse titulo por alguns bons motivos;

1º - Ser LEVITA é ser judeu, descendente da tribo de LEVI.
2º - Ser LEVITA é trabalhar na manutenção (montagem e desmontagem) do tabernáculo e da tenda.
3º - Ser LEVITA é não ter residência fixa, morar de favor nas terras de seus irmãos Deuteronômio 10:9, é não ter parte na herança da terra, então aqueles textos de tomar posse, onde por a planta do pé será seu, etc. Não se aplica!
4º - Ser LEVITA é ser da época do Antigo Testamento, apesar de os defensores do termo usarem o texto de Deuteronômio 10:8 – (No mesmo tempo o Senhor separou a tribo de Levi, para levar a arca da aliança do Senhor, para estar diante do Senhor, para o servir, e para abençoar em seu nome até ao dia de hoje.), e com essa “base bíblica” outorgar que existam levitas até o dia de hoje, para quem tem o mínimo de noção de hermenêutica fica claro que o texto diz que até o dia em que o texto foi escrito , como nos exemplos a seguir:
Ezequiel 20:29Josué 8:282 Reis 10:27Josué 14:14, etc
5º Ser LEVITA é ser amante do legalismo/judaísmo e contrario ao sacrifício de CRISTO, se é necessário que hoje haja o oficio levítico, para através deles o povo chegar a DEUS, e ser “abençoado” pelos levitas, então o sacrifício de CRISTO foi em vão, Gálatas 2:16-21

Na verdade essa “aberração gospel” que são os “LEVITAS DO SECULO XXI” estão mais para o LEVIATÃ. São como monstros, barbarizando as consciências, rachando as Igrejas e trazendo o “veneno” da heresia neo pentecostal do universalismo, confissão positiva e batalha espiritual, entre outras.
Os responsáveis pela musica, tem que entender que não são “mais” do que os outros não têm “uma unção diferente”, um poder extraordinário, não são profetas e nem um ser “quase angelical”.

No inicio da Igreja, a musica era apenas um parte (bem pequena) do culto, dois ou três “HINOS” hoje existem cultos que se tem 1 h e 30 min de “musicas gospel” (que eles querem chamar de cânticos espirituais para encaixar na liturgia) Efésios 5:19 e cerca de 15 a 20 min para a pregação da palavra, quando o padrão era “gastar” tempo orando e com a palavra - Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. Atos 6:4.

Não, não aceito o termo "LEVITAS" nos dias de hoje, pelos motivos que mencionei acima e por crer que um dos grandes problemas da Igreja de hoje é:
Dar importância demais para o que não é tão importante (musica) e dar pouca importância para o que de fato é importante (oração, pregação e ensino)

As bases da teologia reformada foram transmitidas pela pregação da palavra e ensino, e decoradas pelos hinos. Leia a introdução do hinário Presbiteriano NOVO CÂNTICO.
(A Fé Cantada - A coleção de hinos que a nossa igreja canta em seus encontros de serviço e de adoração proclama de modo dinâmico quem somos e em que cremos. Em alguns aspectos de forma mais dramática do que as próprias declarações de fé, este hinário registra o palpitar dos corações e mentes dos crentes Reformados. Cantamos a nossa fé. Cantamos as lições da Palavra de Deus. Cantamos nosso encontro com Cristo, nossa vida comunitária, nosso crescimento, nossas lutas e perplexidades, nossa confiança e esperança. Reverentes e alegres, cantamos em adoração a majestade do nosso trino Deus e o louvamos.)

Hoje estamos enfrentando uma dura realidade, as musicas cantadas nas Igrejas de hoje, são “fracas teologicamente” quando são “boas” não falam nada que acrescente e seja possível gravar na mente dos ouvintes os pontos cardeais da fé reformada, e quando são “ruins”  ensinam doutrinas heréticas como o universalismo (todos no final serão salvos), confissão positiva (poder da palavra, decrete) e batalha espiritual (repreendendo, amarrando os demônios da cidade).
Essa falta de informação teológica faz com que as pessoas não conheçam os pontos de doutrina e conseqüentemente ficam suscetíveis a aceitar as heresias, e é o que esta acontecendo, pode parecer coincidência, mas foi logo após as Igrejas abrirem mão de seus hinários e assumirem um “padrão UNIVERSAL de Louvor e Adoração” (Musicas Gospel, influencia do Hillsong e da Lagoinha) que o padrão doutrinário e a “qualidade de ensino” das Igrejas caíram.
Como disse acima, se gasta mais tempo ensaiando musicas, do que estudando a Bíblia. Se gasta mais tempo “procurando as novidades do universo gospel” para o próximo culto do que orando a DEUS.

O temido LEVIATÃ, não ficará impune, DEUS promete destroçá-lo:
Naquele dia o SENHOR castigará com a sua dura espada, grande e forte, o leviatã, serpente veloz, e o leviatã, a serpente tortuosa, e matará o dragão, que está no mar. Isaías 27:1
 Fizeste em pedaços as cabeças do leviatã, e o deste por mantimento aos habitantes do deserto. Salmos 74:14

Que cada um que ler esse texto, entenda o que quero dizer, e se algum leitor for integrante de um “ministério de louvor”, não leve pelo lado pessoal, tente entender os argumentos e reflita se o que falei tem acontecido ou não em sua Igreja Local, não quero aqui dizer que tudo o que existe hoje é ruim e deve ser substituído pelo antigo (apesar de ser exatamente o que foi feito, quando foram tirados os hinários e colocadas as musicas gospel no lugar), só quero que sejam avaliadas as musicas e que seja dada a cada parte do culto a importância devida.

Em Cristo
            EZEQUIEL
   





  

Nenhum comentário:

Postar um comentário