Pesquisar este blog

domingo, 4 de agosto de 2013

SERIE DE ESTUDOS 5 SOLAS parte 3

SOLA FIDE x MERECIMENTOS OU MÉRITOS HUMANOS.



Tese : Sola Fide
Reafirmamos que a justificação é somente pela graça somente por intermédio da fé somente por causa de Cristo. Na justificação a retidão de Cristo nos é imputada como o único meio possível de satisfazer a perfeita justiça de Deus.
Negamos que a justificação se baseie em qualquer mérito que em nós possa ser achado, ou com base numa infusão da justiça de Cristo em nós; ou que uma instituição que reivindique ser igreja mas negue ou condene sola fide possa ser reconhecida como igreja legítima.
Fonte: Declaração de Cambridge

Tenho percebido um possível motivo pelo qual as doutrinas da reforma CINCO SOLAS, tem sido tão esquecida e até combatida nos nossos dias, essas doutrinas não "enchem a bola" do ser humano, muito pelo contrario, para os padrões de hoje (em que o homem é um pop star e DEUS é o seu garotinho de recados e serviçal) o homem é humilhado, na verdade é colocado no seu devido lugar, o de criatura que deve obediência e submissão ao CRIADOR SOBERANO.

Na mesma esteira do SOLA GRACIA, o SOLA FIDE nega a ação humana na salvação sendo somente pela fé possível sermos salvos, um ponto de debate é de quem é essa fé?
A primeira resposta (a mais lógica humanamente falando) é se sou eu que creio a fé é minha.
E é isso que o ramo neopentecostal acredita que cada tenha a sua fé e essa fé é responsável pelos sucessos e fracassos de cada um, e que diante da nossa fé DEUS se vê obrigado a fazer qualquer coisa que pedimos, que bom seria se fosse exclusividade dos neopentecostais essa ideia alguns que insistem em ser chamados de reformados ainda, atribuem ao ser humano poder e diz que cada um deve usar a "sua" fé.
Pois bem, de outro lado os reformados dos quais faço parte afirmam que a fé é de DEUS, ou seja, até o fato de cremos em DEUS é um beneficio de DEUS, e agora que está certo nesse assunto?
O nosso juiz para essa discussão não pode ser outro, senão as santas escrituras.
O que DEUS nos diz no texto de Ef 2 vers; Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Efésios 2:8  - O quê que é não vem de nós e é DOM DE DEUS, a graça?, a fé? ou ambas? se analisarmos o texto e o seu contexto o capitulo todo, veremos que nós (toda a raça humana) antes da salvação, estamos mortos (espiritualmente) portanto impossibilitados de ter qualquer inclinação "espiritual" para DEUS, o que vem a ser a fé senão uma ação espiritual, sem entrar na discussão dicotomia ou tricotomia, quero dividir (nesse exemplo) as ações em duas esferas, reações da carne e reações do espirito, por exemplo, frio e calor são reações da carne como também o suor é resultado do calor, já fé e incredulidade são reações espirituais, portanto como teríamos fé estando mortos espiritualmente.
Baseados nesse pensamento que foi o mesmo dos reformadores a quase meio milênio, posso afirmar que a salvação se dá somente pela graça e mediante a fé, e não há méritos ou merecimentos humanos nessa obra maravilhosa em que DEUS.

O fato de ser algo EXCLUSIVO DE DEUS e de não ser um premio por bons comportamentos inquieta muito as pessoas, na verdade as pessoas buscam uma troca, ou um plano de recompensas, quando se deparam com um DEUS que dá liberalmente a salvação não levando em conta o período da ignorância, quando esse ser humano que idealizou um padrão de conduta com o qual poderia "barganhar" com DEUS no fim da vida se mereceria ou não o céu, se depara com ex-traficante e ex-presidiários que faziam tudo aquilo que a sociedade desaprovava  sendo salvos e eles com sua vida aparentemente regrada eles se revoltam, por dois motivos, eles se acham melhores do que os traficantes e presidiários que mencionei acima e eles não querem "depender" de DEUS eles querem "ganhar" a salvação no sentido de um troféu de honra aos méritos, leda ilusão, engano de Satanás qualquer um que quiser se fiar nas suas obras para se salvar irá passar por essa vida e amargar a perdição eterna, repetindo uma frase de um pastor que conheci:

O SALARIO DO PECADO É A MORTE, E ELE TEM QUE SER PAGO, SE HOMEM QUISER PAGAR (FAZER OBRAS), PODERÁ PAGAR, MAS COM SUA A PRÓPRIA VIDA (MORTE ETERNA), O QUE JESUS PROPORCIONOU É O PAGAMENTO DESSA DIVIDA PARA TODO AQUELE QUE CRER, JÁ ESTA PAGO, QUEM CRER NÃO PRECISA PAGAR(VIDA ETERNA)


AMEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário