Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

CONCLUSÃO 5 SOLAS

CONCLUSÃO ESTUDOS 5 SOLAS


Como disse no primeiro texto da série 5 Solas, escrever sobre essa doutrinas, é de fato, para mim com tão pouca experiência  e erudição uma “aventura”, que encaro toda reverencia que as escrituras merecem, mas desde o inicio sabendo que seriam apenas algumas pinceladas em um assunto vasto e profundo, o esforço de mostrar que as falhas doutrinários dos nossos dias são em parte reflexo da distancia em que estão as Igrejas Evangélicas com o princípios da Reforma.
Gostaria de com  essa conclusão nortear o que estava pensando desde o inicio dessa série de estudos, há uma necessidade “URGENTE” de voltarmos para as escrituras, o evangelho que é o poder de DEUS para todo aquele que crer... Romanos 1:16
Tem se tornado o poder do homem para fazer um mundo melhor (Evangelho Social)
Ou o poder de “dEUS” para fazer a vida do homem nessa terra melhor (Teologia da Prosperidade)
Os “Evangélicos” modernos, em sua maioria não conhecem as doutrinas da Reforma, não conhecem nenhum sistema soteriológico,  Arminianismo e Calvinismo.
Em parte considero culpa deles próprios, pois se quisessem teriam acesso a informações sobre as doutrinas, temos uma série de sites e livros de boa teologia e ortodoxia, mas, na verdade, os “evangélicos” não querem mais esse negocio de doutrina, regra, consciência de pecado, o negocio agora é “curtir a vida adoidado” como um filhinho de papai, gastando todo o dinheiro do seu pai (que segundo eles é o dono do ouro e da prata), mas com essa atitude eles se parecem filhos de MAMOM, ou ainda, filhos daqueles que vivia entre as pedras fulgurantes (adj. Que brilha com fulgor.Coruscante, resplandecente)... (Ez 28-14 NVI).
Mas também recai uma grande responsabilidade desse “analfabetismo teológico”  pelos pastores e lideres que não doutrinam a Igreja, não ensinam na EBD e nem nas mensagens pregadas nos cultos públicos. Denominações que “tinham” a fama de serem boas nos ensinos como a Igreja Batista e Presbiteriana, hoje têm derrapado em assuntos fundamentais da fé, se houvesse as maratonas bíblicas (daquelas de antigamente) nessas Igrejas, seria motivo de vergonha a “ignorância dos assuntos bíblicos” da maioria dos membros e pasmem até de alguns lideres e pastores.
Muitos podem pensar que quando se fala em buscar conhecimento e estudo estejamos tentando “intelectualizar a fé” ou “esfriar o espírito”, fé e o conhecimento não podem ser coisas díspares, a razão e o intelecto, movem nossos passos e atitudes, é inconcebível eu orar, ter fé em um DEUS do qual eu não conheço (no sentido dos atributos) Hb 11-6, como vou orar, como vou esperar algo de um DEUS do qual eu não sei nada a respeito, como vou crer que ele vai voltar, se nem sequer essa informação da volta de Cristo eu não tiver.
Como eu disse nos parágrafos acima, as pessoas não conhecem mais as doutrinas da fé, seu eu disser, MARANATA! Quem pode repetir isso comigo? Alguém vai perguntar se é nome de alguma visitante, ou nome de outra Igreja? 1 Coríntios 16:22 (do original em hebraico מרנא תא, maranâ tâ, "vem, Senhor!") é uma expressão aramaica que ocorre uma vez na Bíblia, empregada pelo apóstolo Paulo na Primeira Epístola aos Coríntios capítulo 16 versículo 22 (Se alguém não ama ao Senhor, seja anátema. Maranata.). O termo é a composição de duas palavras, que transliteradas dão origem à palavra Maranata e que significa "O Senhor vem!" ou ainda "Nosso Senhor vem!". No desfecho do livro do Apocalipse, a mesma expressão é utilizada como uma oração ou pedido, desta feita na língua grega, e traduzida por: “Vem, Senhor”.
Importância do conhecimento das escrituras
Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. Mateus 22:29
Mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada. 1 Pedro 1:25
Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. Atos 6:4
Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. João 17:17
Por isso também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes. 1 Tessalonicenses 2:13
E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Tiago 1:22
Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte. João 8:51

Precisamos sair desse “esvaziamento teológico” que impera nas terras brasileiras, o verdadeiro avivamento vem de um profundo amor as escrituras.

 "As Escrituras não foram dadas para aumentar nosso conhecimento, mas para mudar nossa vida" 
(D. L. Moody) 

Extraído de: http://www.materiasdeteologia.com/2010/06/frases-de-diversos-reformadores.html#ixzz2bV16rq1a

Nenhum comentário:

Postar um comentário