Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

SERIE DE ESTUDOS 5 SOLAS. parte 2

SOLA GRATIA x OBRAS DE JUSTIÇA.

Tese : Sola Gratia

Reafirmamos que na salvação somos resgatados da ira de Deus unicamente pela sua graça. A obra sobrenatural do Espírito Santo é que nos leva a Cristo, soltando-nos de nossa servidão ao pecado e erguendo-nos da morte espiritual à vida espiritual.

Negamos que a salvação seja em qualquer sentido obra humana. Os métodos, técnicas ou estratégias humanas por si só não podem realizar essa transformação. A fé não é produzida pela nossa natureza não-regenerada.                
                                                                             Fonte : Declaração de Cambridge

No período da reforma a salvação estava condicionada a IGREJA CATÓLICA e as OBRAS, existe o dogma: “FORA DA IGREJA CATÓLICA NÃO HÁ SALVAÇÃO”, e também, a crença que existe o purgatório e que conforme foi à vida da pessoa na terra (boas obras) a pessoa que fez muitas boas obras vai ao céu, quem fez poucas vai para o purgatório (para purgar, limpar seus pecados) os reformadores batiam firme nesse assunto, afirmavam veementemente que a salvação é inteiramente pela graça, não pelas obras Efésios 2:8-9 . E até hoje os reformados são acusados de serem presunçosos por afirmarem ter certeza de salvação, negar a existência do purgatório e reafirmar que a salvação é obra exclusiva de DEUS através de sua graça.

Esse deveria ser um assunto só da época da reforma ou ainda se fossemos trazer para os nossos dias seriam em debate com católicos, mas infelizmente muitos “evangélicos” atribuem à salvação a alguma obra. A Confiança desmerecida na capacidade humana é um produto da natureza humana decaída. Esta falsa confiança enche hoje o mundo evangélico – desde o evangelho da auto-estima até o evangelho da saúde e da prosperidade, desde aqueles que já transformaram o evangelho num produto vendável e os pecadores em consumidores e aqueles que tratam a fé cristã como verdadeira simplesmente porque funciona. Isso faz calar a doutrina da justificação, a despeito dos compromissos oficiais de nossas igrejas. (trecho do blog 5 SOLAS)
Hoje alguns líderes aprisionam seus seguidores em um regime de medo, em que se a pessoa não fizer mais parte da Igreja e “sair debaixo da UNÇÃO do Apostolo, ou Pastor” ele estará perdido.
Outros condicionam a salvação à freqüência nos cultos e, sobretudo a contribuição financeira.
Outros criam sistemas de “santidade” e de "autonegação" que eles próprios não conseguem seguir e põe esse peso nas costas das pessoas condicionando á isso a salvação.

Não podemos nos esquecer também daqueles que querem entender a salvação não como uma obra exclusiva de DEUS, se fala em uma cooperação DEUS deixou um jeito pra as pessoas se salvarem, e eles, por sua vontade escolheram ser salvos, buscaram a DEUS, e são os donos de sua própria salvação, tanto que a conseguem perder e reaver, tantas vezes quanto quiserem.


Entristece-me ver pessoas de Igrejas Reformadas que historicamente defendiam a SOLA GRATIA, e a certeza de salvação, falando sobre a possibilidade de alguém perder a salvação, dar a entender que é necessário fazer coisas (obras) para ser salvo. A falta de firmeza teológica, está em todas a áreas da Igreja do último banco (visitante não crente), nos bancos intermediários (novos convertidos), os bancos da frente (crentes a muito tempo), em pé na frente do púlpito (ministério de louvor) e atrás do púlpito (Pastores, Presbíteros e Diáconos) Dois fenômenos estão acontecendo, os mais novos NÃO CONHECEM as doutrinas básicas (falta de ensino), os mais velhos SE ESQUECERAM ou não estão dispostos a ensinar e lutar pelas doutrinas elementares da fé Cristã.

AMEM





Nenhum comentário:

Postar um comentário