Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Solo Christus e Soli Deo Gloria



Tese:  Solo Christus
Reafirmamos que nossa salvação é realizada unicamente pela obra mediatória do Cristo histórico. Sua vida sem pecado e sua expiação por si só são suficientes para nossa justificação e reconciliação com o Pai.
Negamos que o evangelho esteja sendo pregado se a obra substitutiva de Cristo não estiver sendo declarada e a fé em Cristo e sua obra não estiver sendo invocada.
Tese: Soli Deo Gloria
Reafirmamos que, como a salvação é de Deus e realizada por Deus, ela é para a glória de Deus e devemos glorificá-lo sempre. Devemos viver nossa vida inteira perante a face de Deus, sob a autoridade de Deus, e para sua glória somente.
Negamos que possamos apropriadamente glorificar a Deus se nosso culto for confundido com entretenimento, se negligenciarmos ou a Lei ou o Evangelho em nossa pregação, ou se permitirmos que o afeiçoamento próprio, a auto-estima e a auto-realização se tornem opções alternativas ao evangelho.

Fonte: Declaração de Cambridge
Como havia dito na primeira postagem dessa serie, serão 5 postagens, mas irei falar nessa quarta postagens sobre Solo Christus e Soli Deo Gloria e na quinta postagem fazer um resumo das 4 anteriores, tipo uma conclusão.
Bem, vamos lá o motivo de colocar os dois assuntos juntos é porque quero tratar essas duas doutrinas versus “um” desvio dos dias de hoje que é a “GLORIFICAÇÃO DO HOMEM”

As doutrinas enfatizam que:
 A nossa salvação é exclusivamente por Cristo e que devemos gloria a DEUS por tudo o que ele fez.
Em contrapartida na contramão dessas doutrinas nos vemos hoje envolvidos em uma esfera de “antropofilia” amor ao ser humano, ou um “antropocentrismo” ideal em que o homem é o centro de tudo.
No assunto da doutrina o enfoque é na salvação, mas podemos verificar que desde a salvação e em todas as esferas de ação dos “NEOPENTECOSTAIS” a um culto ao homem, o “culto” é feito para agradar o homem, as musicas são para agradar o homem, as “pregações” são voltadas para o homem. Toda a programação é voltada para “entreter a platéia”, o púlpito virou palco (show), quando não virou picadeiro (circo), erguem-se profetas que falam de si mesmo, para massagear o ego da platéia ávida por “auto-ajuda”, misturada com autocomiseração e uma pitadinha de psicologia barata de botequim.
O centro não é mais Cristo (Solo Christus) deixou de ser faz tempo, o centro é o homem, as musicas deixam bem claro isso, antigamente (quando as musicas eram apenas uma pequena parte do culto e eram simplesmente para adorar a DEUS) as letras tratavam de Cristo de seu sacrifício, seu amor, sua morte e ressurreição. Hoje “quando se menciona Jesus”, é para dizer o que ele irá fazer pelo homem, para dizer o quanto ele está “desesperado” para abençoar esse homem, para dizer que o homem quis fazer isso ou aquilo para Jesus, ou seja, tudo gira em torno do homem, as musicas são em 1º pessoa EU, MEU.

A Gloria não é somente a DEUS (Soli deo) O homem têm sido glorificado, os PASTORES/APÓSTOLOS tem sido glorificados, grupos de louvor tem sido glorificados e adorados (ex. vídeo Rodolfo Abrantes) o entretenimento tem tomado o lugar do culto a DEUS, existe hoje uma “casta” (como no hinduísmo, mesmo) que tem privilégios e são “classificados” com LIDERES da Igreja, não são os Presbíteros, diáconos e professores da EBD, são os “ministros de louvor, ou ainda, LEVITAS, antigamente quem tocava na Igreja era a esposa do pastor, ou um jovem que tinha a aptidão para a música, não era nenhum PopStar, e um super crente cheio de “unção” e de ministrações para cada música (quase sempre heréticas).
O texto de Isaias é claro, Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, Isaías 42:8ª.

DEUS não abre mão da sua gloria e não barganha com o ser humano, DEUS não está desesperado aguardando que o ser humano lhe dê um pouco da sua gloria, falta nos dias de hoje um entendimento de quem é DEUS e o que significa ser SOBERANO falta entender o que é IMANÊNCIA ETRANSCENDÊNCIA e também quando o exagero da Imanência se torna IRREVERENCIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário