Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de julho de 2013

DUPLA PERSONALIDADE!


Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. Gálatas 5:17



Antes de qualquer coisa, NÃO SOU adepto dessa nova tendência transformar o púlpito em “divã” e pastores em psicólogos, hoje existem “pastores” que se graduaram em Psicologia e não tem curso de Teologia, isso é inaceitável.
Mas o que quero pensar é no exemplo de um filme bem antiginho, diga-se de passagem, é do ano de 2000, nele temos o policial Charlie que sofre de Transtorno dissociativo de identidade (TDI), a popular "Dupla Personalidade". E por se tratar de um filme de comédia dos irmãos Farrelly eles exageram nos episódios de dupla personalidade.
Uma cena marcante é um “briga” de socos mesmo, entre Charlie e Hank, que nada mais é do que a 2º personalidade dele, ou seja, ele se esmurra coloca o dedo no próprio olho, etc.

Com esse exemplo do filme, quero pensar um pouco sobre esse texto de Gálatas 5:17

Como se processa essa “luta” entre carne e espírito?
Será que é igual à cena que citei do filme, beirando a “esquizofrenia” com delírios e alucinações e diálogos entre as partes?

Ao ler o texto a impressão que temos é de uma “luta, briga” como no filme, duas forças agindo de maneira oposta. Mas olhando para as escrituras não conseguimos ver essa “dualidade” desse jeito.
As escrituras afirmam categoricamente que a nossa natureza humana é pecaminosa. Efésios 2:3 
afirma também que após a conversão há uma mudança de vida - 2 Coríntios 5:16-17.
E ainda afirma que mesmo após a conversão ainda somos pecadores - 1 João 1:8-10.

Como fica então, será que a cada passo e atitude ficamos com um diabinho de um lado da cabeça e um anjinho do outro dizendo o que temos que fazer como na foto abaixo?



Creio que não, o que creio é que mesmo salvos por Cristo, temos ainda inclinações para alguns pecados, em geral, áreas das nossas vidas que ainda não estão bem resolvidas, por exemplo:
Quem tem dificuldade com a mentira, existem pessoas que sempre caem quando o assunto é dizer ou não a verdade, quando o negocio aperta, geralmente se sai pela tangente da mentira, ou ainda “quando contam um conto aumentam um ponto”, outros tem fraqueza na área da sensualidade, ou seja, não podem ver uma mulher com uma roupa “escandalosa” que a mente já pensa coisas que não deveriam pensar.
Esses são dois exemplos de tantos outros que poderiam acontecer, no que quero me prender é não existe essa “loucura” de em tudo, todos os momentos, estarmos sempre na marca do “Penalty” existem muitas áreas em que a transformação já ocorreu, essa ideia que tudo sempre esta ruim como em uma “musiquinha” de hoje em dia, “Se tu olhares, Senhor / Pra dentro de mim nada encontrarás de bom  ou ainda aquela mais antiga, porque tudo que há dentro de mim, necessita ser mudado, SENHOR. Isso só seria verdade se não houvéssemos sido salvos, após a conversão temos o Espírito Santo “dentro” de nós, e as atribuições do Espírito Santo são;
Ajudador, Conselheiro, Guia (guiar em toda a verdade)

Se de fato cremos no verdadeiro batismo com o Espírito Santo, essa ação do Espírito Santo em nossas vidas é constante, a cada dia nós ensinando, corrigindo em amor, mudando nosso caráter e nos preparando para chegarmos a estatura de Cristo.
Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,” Efésios 4:13-15

Que DEUS nos conceda a cada dia o privilégio de ser moldado pelo Espírito Santo de DEUS, sabendo que somos pecadores, porem, pecadores redimidos e estamos totalmente livres da escravidão do pecado, e temos toda a condição (dada pelo próprio DEUS) de não pecar, e não usar a natureza corrompida como desculpa para pecar.


AMEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário