Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de julho de 2013

O QUE ESTÁ SENDO PREGADO NAS IGREJAS?

Esse desenho é bem elucidativo nesse assunto que pretendo tratar, cada Igreja classificada em um dos três grupos distintos tem a sua pregação voltada para uma área especifica.
Com isso não quero dizer que não faça as outras coisas, mas o que quero destacar é a ênfase da pregação.

              Vimos a maior das três Igrejas (tanto em tamanho com em numero de pessoas ) é a Neo-pentecostal e a mensagem que ecoa de dentro dela e atrai um grande numero de pessoas é “JESUS PROSPERA”, esse é o carro chefe das Igrejas Neo-pentecostais, é tanto verdade que conheci um rapaz que esteve 4 anos fazendo parte de uma Igrejas dessas e “NUNCA” lhe foi apresentado o evangelho, o plano de salvação em contra partida haviam correntes de prosperidade e de cura todos os dias da semana, inclusive o motivo dele sair dessa Igreja e ter conhecido o evangelho em uma Igreja Tradicional, foi o fato de não dar remédio para seu filho, por seria sinal de falta de fé e seu filho não seria curado, o filho não foi curado e teve ataque epilético em virtude da febre alta, a esposa dele até hoje não vai em Igreja nenhuma tamanha a frustração, ele pela misericórdia de DEUS ouviu o evangelho e foi salvo por Cristo. O foco principal das Igrejas neo-pentecostais é a prosperidade, mas também existe a pregação de exorcismo e curas, o evangelho fica em ultimo plano.
               A segunda maior Igreja digamos assim, com uma fluência um pouco menor que a neo-pentecostal é a Pentecostal em que a ênfase maior é nos dons extraordinários principalmente dons de falar em línguas, e também o dom de cura. Tenho que ser honesto os Pentecostais tem o anseio em pregar o evangelho, mas não é a pregação do evangelho mais repetida que a “doutrina dos dons” como eles falam, até porque em geral não há a certeza da salvação e por isso buscam-se as evidencias exteriores para quem sabe se garantir no dia do arrebatamento, nisso o pentecostalismo peca, pois sua visão arminiana gera uma religiosidade (estar sempre na Igreja) para “garantir” a salvação, cansei de ouvir que pessoas que não foram em determinados cultos ficaram com medo de Jesus voltar e eles ficarem...
               A terceira e menor e que a procura também é a menor, é a Tradicional “as que de fato são tradicionais” a pregação central é a da salvação, todos os programas desde escola dominical, ebf e as sociedades internas tem (ou deveriam ter) que resultar em um convite a salvação, e eu pude participar de uma Igreja que era assim, concordo que a quantidade de pessoas que se achegavam eram poucas, mas presenciei inúmeras vezes pessoas crendo no evangelho e confessando Jesus com Senhor e Salvador. Tenho que confessar que falta nos dias de hoje Igrejas como essa que participei.

SEDE DE DEUS, SERÁ?

Existe um pensamento corrente em nosso tempo que as pessoas estão “sedentas de Deus”, e as pessoas estão buscando a DEUS eu particularmente não enxergo assim,  Creio na Depravação Total, acredito que o homem é “morto em seus delitos e pecados” e não faz nenhum movimento em relação a DEUS no sentido da salvação, o texto de Rm 3 diz não a quem busque a DEUS, o que as pessoas procuram é uma religião, e atrás dessa procura de religião algum beneficio, ou seja, curas, prosperidade ou até barganhar uma salvação pelas suas obras. É isso que as pessoas estão buscando e me estranha a Igreja não entender isso, e ao invés de oferecer o que é secundário (todas as coisas que mencionei acima), deveria dar o primordial que é o testemunho verdadeiro da salvação, do juízo eterno, da graça de DEUS e do senhorio de JESUS.

As pessoas que vem para a Igreja “acham” que precisam dessas coisas, o que devemos fazer é mostrar que na verdade o que eles precisam é de salvação e as demais coisas serão acrescentadas.

Nesse desenho e nessa pequena explanação fica um alerta para todos, a mensagem que deve ser prioritária na Igreja deve ser a de SALVAÇÃO. Tudo alem disso é secundário e em alguns casos são anti-bíblicos.

Voltemos ao Evangelho Genuíno, a pregação do Evangelho da Graça. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário