Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Mas, que confusão!


Eu decreto? e DEUS, sonha?



As coisas estão tão invertidas nos dias de hoje, que essa pergunta se faz necessária, há alguns anos um “novo convertido” responderia facilmente, como eu era um novo convertido nesse tempo, vou tentar responder as perguntas.

Primeira pergunta, EU DECRETO?

Se eu for um político e seja eleito para um cargo EXECUTIVO, sim eu decreto, faço decretos de lei sobre diversos assuntos.
Mas no nosso contexto cristão eu não tenho o “poder executivo” (possui a atribuição de governar o povo e administrar os interesses públicos) Quem governa é DEUS, portanto é dele a prerrogativa de DECRETAR, eu humildemente peço a DEUS que se for da sua vontade me conceda isso, ou aquilo (I Jo 5-14). De onde vem então essa ideia que “devemos” decretar coisas? Isso é fruto da confissão positiva, ou poder da palavra que é um ramo da teologia da prosperidade. Crê-se que ao falar “trazemos a existências as coisas”, assim como DEUS criou o mundo “trazendo a existência pelo poder da sua palavra, trocando em miúdos (somos deuses)

Dependência de DEUS não existe mais eu tenho o poder da palavra, decreto e determino e DEUS que corra pra fazer o meu querer. (Só de pensar me irrita a petulância destes.) Resumindo não, nos não decretamos DEUS decreta (“Desde toda a eternidade. Deus, pelo muito sábio e santo conselho da sua própria vontade, ordenou livre e inalteravelmente tudo quanto acontece, porém, de modo que nem Deus é o autor do pecado, nem violentada é a vontade da criatura, nem é tira¬da a liberdade ou contingência das causas secundárias, antes estabelecidas”.[2]) Confissão de Fé. cap. III. § I.

Segunda pergunta, DEUS SONHA?




Algumas pessoas exageram no antropomorfismo (quando se atribui a Deus características próprias dos humanos). A Bíblia até usa algumas expressões antropomórficas, como por exemplo, no “Salmo 34.15: Os olhos do SENHOR repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor.” Deus é Espírito, não tem uma composição corporal como a nossa, mas é descrito nesse salmo de uma forma que possamos entender tomando como base nós mesmos (olhos, ouvidos abertos). Esse antropomorfismo bíblico, no entanto, não fere a soberania, onipresença, onipotência, onisciência e nenhum outro atributo de Deus.
Porém, quando dizemos que Deus sonha, estamos dizendo algo que não está presente nas Escrituras e que ainda vai de encontro ao que a Bíblia diz sobre Deus.
“Isaías 14.27 – Porque o SENHOR dos Exércitos o determinou; quem, pois, o invalidará? A sua mão está estendida; quem, pois, a fará voltar atrás?”
Se Deus determina, manda, faz acontecer a Sua vontade, onde entra o sonho? Deus não precisa sonhar nada, nem fantasiar uma situação ou aspirar uma realidade futura, pois Ele apenas faz acontecer toda a Sua vontade, soberana e irrevogavelmente, no tempo certo e determinado por Ele. Alguém que tem todo o domínio do universo em Suas mãos, todo o poder, precisa sonhar o quê? “Efésios 1.11 – nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade…”
Assim sendo, Deus não sonha, pois todos os propósitos de Deus são realidade antes mesmo de acontecerem. Tudo está debaixo de Seu domínio! Portanto nós é que sonhamos, DEUS decreta. Não existem sonhos de DEUS existe sua vontade soberana (DECRETO DE DEUS).

Que os crentes de hoje em dia acordem desse “sonho de achar que DEUS sonha”, e entendam “que não decretam, antes estão inseridos nos DECRETOS DE DEUS” AMEM.


Um comentário: