Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de julho de 2013

É fogo, hein !!!

É fogo, hein !!!
Mateus 3:11-12 E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.       Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará.  
Mateus 13:29-30 Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.
Mateus 13:40 Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo.

Esses textos são muito conhecidos de todos os evangélicos, cristãos, crentes, etc principalmente para os pentecostais o verso de Mateus 3-11 que tem a expressão: Batismo com espírito Santo e com FOGO! E o outro texto da parábola do JOIO também é muito conhecido.
Mas quero me atrever a reler os textos e tentar fazer uma ligação entre eles e principalmente nos termos que se repetem nos textos, que são FOGO e CELEIRO.

Bem vamos ao texto Mt 3 11,12 como já mencionei acima o verso 11 é muito conhecido pelos pentecostais e há um bom motivo para isso, o texto é a “espinha dorsal” do pentecostalismo baseado nesse verso os pentecostais defendem o batismo de FOGO, ou a segunda benção ao lerem esse textos qualquer pentecostal associa o termo FOGO com poder do ESPIRITO SANTO, dizendo que o batismo é com o Espirito Santo e com FOGO, com mais ênfase no FOGO, já ouviu alguns tentando adaptar o pentecostalismo a doutrina reformada dividindo em duas etapas esse batismo, ou seja, o batismo com o Espírito Santo é a ação para a salvação (EF 2- 1,9) e então coerente com a doutrina reformada, mas acrescentam o batismo de FOGO como uma segunda benção que gerará super-crentes com poderes extras, (dons de cura, profecia, e línguas estranhas). Mas há um total esquecimento do verso seguinte que ainda trata do assunto do batismo e traz uma triste realidade, como no texto de Mt 13. 24,30 e Mt 25. 31-46 todos tratam de um assunto em comum o juízo de DEUS e a separação dos salvos dos ímpios, do trigo do joio e das ovelhas dos bodes.  E isso todos concordam, independente da linha doutrinária. Se constatamos que o versículo sequente ao que diz em batismo com espírito santo e com FOGO, menciona um julgamento que em o trigo será separado para o celeiro (salvo) e a palha (ímpios) e esse  fogo é o agente do juízo, fogo que nunca se apaga (lembra o texto de Ap 20-10) e usando o texto de Mt 13 para ajudar a interpretar o texto e mostra que nos dois casos o FOGO não é poder ou presença do Espírito Santo, muito pelo contrario o FOGO nesse texto é juízo de DEUS.
Então se torna “forçada” essa interpretação de um batismo de FOGO, não podemos nos esquecer que o fogo na bíblia também é sinal de purificação (provados no fogo, como ouro e prata), sinal de proteção e cuidado (coluna de fogo), mas no contexto imediato de Mt 3-11,12 é juízo para os ímpios.
E para terminar fica um verso que li ontem á noite, que fala de FOGO na vida de crentes salvos (não de juízo aos ímpios) e também não sobre poderes espetaculares, mas o fogo que nos “forja”(fortalecimento de metais) e nos torna melhores crentes verdadeiramente avivados.

Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo.
Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria.

Alguém se aventura a pedir esse FOGO da parte de Deus, fogo que nos faz  participar dos sofrimentos de Cristo, nos faz crescer na fé, nos torna mais espirituais e menos espalhafatosos que nos torna mais íntimos de DEUS sem a irreverência que é marca dos nossos tempos.
Eu quero esse FOGO o fogo de I Pe. 4-12, não busco uma “segunda benção” que me gere um Status de super-crente, ungidão, espiritualzão, etc...


Que DEUS nos ensine a cada dia a buscar o que ele quer que tenhamos, e a cada ensinar a entender o que ele espera de nós. AMEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário