Pesquisar este blog

sábado, 6 de julho de 2019

Sextou?!?

Hoje é sexta feira, de algum tempo pra cá surgiu essa paixão exagerada por esse dia.
A expressão "sextou" que deve ser se tornou sexta, ou ainda, a sexta chegou é a # mais usada no mundo, começou aqui no Brasil pelo motivo descrito acima, e os usuários das redes sociais de língua inglesa, ao verem essa # nos TTs mundiais interpretaram como uma abreviação de" sex to you ".
Mas o que motiva esse amor platônico por um dia específico da semana?
Seria porquê eles são todos judeus ou adventistas e esperam ansiosamente pelo sábado?
Ou ainda, usando como base a minha última postagem sobre o dia de descanso, será a expectativa por descansar?
Não posso generalizar e colocar todos no mesmo cesto, mas a maioria das pessoas que esperam a sexta feira, com todas as forças, como se não houvesse amanhã o motivo é para sair, beber, dançar, seguindo a interpretação da língua inglesa se entregar aos "prazeres" muito saem na sexta-feira a noite e voltam no domingo. Sem dormir as vezes.
Na segunda já estão na expectativa da sexta-feira, fazem com que o período maior da semana, seja descartado em troca do dia especial.
Com isso vejo dois problemas, primeiro viver sempre torcendo para os dias passarem logo, e chegar logo a sexta, faz com que se viva com menos qualidade de vida, descartando 70% do seu tempo, para viver "intensamente" nos outros 30. Me faz lembrar o filme Clic em que um controle remoto faz com que seja possível pular partes ruins da vida, no final das contas se percebe que se pulou a vida toda, e bons e maus momentos foram perdidos.
Outro problema que vejo é a montanha russa de sentimentos a ansiedade pela chegada da sexta, depois o êxtase nas atividades do fim de semana e por fim a depressão do domingo à noite, ou da segunda feira de manhã, para ir trabalhar, estudar, etc...
A vida tem que ser vivida em plenitude sem essa idolatria a sexta feira, nós cristãos precisaríamos ter mais amor ao dia do Senhor, mas sem o exagero do sextou.
E avaliar se estamos usando o domingo pra louvar a Deus, ou para completar a nossa sexta feira.
Precisamos fugir dessas coisas, mesmo que não façamos as mesmas coisas que normalmente as pessoas fazem em seus finais de semana, vícios, prostituição, promiscuidade, etc...
Carecemos de olhar se não "Gospeltizamos" essa prática.
Hoje se fala muito em "Gourmetização" por exemplo, um pão na chapa que era a coisa mais simples do mundo, agora é feito com um monte de frescura e custa 10x mais.
A "Gospeltização" é pegar uma coisa que por natureza é errada, ou contrária a vontade de Deus e dar uma adaptada para parecer coisa de cristão.
São os arraiais gospel (festa junina disfarçada) balada gospel essa não precisa nem de legenda, e tantas outras...

Que Deus nos conceda a graça de vivermos todos os dias da mesma forma, como se fosse o último, não para fazermos tudo de forma inconsequente, mas na expectativa de ser o dia da volta de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário