Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de julho de 2019

Frustração, expectativa alta ou realidade baixa?

Hoje de manhã, estava pensando cá com meus botões sobre a frustração, seus efeitos e seus motivos.
Desse assunto tenho algum conhecimento, por sempre trabalhar com programação de produção, e depender que várias pessoas cumpram uma sequência de tarefas e se houver trocas ou atrasos tudo fica comprometido, já me irritei muito com isso, ficava muito bravo, frustrado por ver que o meu trabalho tinha sido em vão.
Pra ajudar tenho o Matias que tem muita dificuldade em lidar com a decepção e frustração. Mudança sempre vem acompanhada de muito estresse.
Nesse meu devaneio matinal, lembrei de duas músicas uma dos anos 80, e outra dos anos 90 que tratam com humor esse assunto.
A dos anos 80 é rebelde sem causa do Ultraje à rigor em que a música toda é uma reclamação pelo fato do jovem ter tudo o que quer de maneira muito fácil e com isso fica frustrado.
... Meus pais não querem que eu fique legal, meus pais não querem que eu seja um cara normal...
... Não vai dar, assim não vai dar como é que vou crescer sem ter com quem me revoltar, pra eu amadurecer sem ter com quem me rebelar...

Nesse caso a frustração é por ter "tudo" ele gostaria de ter dificuldade para conquistar essas coisas.

A outra música é a 1406 dos mamonas, a primeira frase já é esclarecedora.
... Eu queria um apartamento no Guarujá, mas o melhor que consegui foi um barraco em Itaquá. (quando trabalhei em Itaquá, conheci um cara que era vizinho desse barraco da música, os mamonas ensaiavam nesse barraco que era dos dois irmãos o baixista e baterista). A música segue com alto teor de ironia ao dizer a frustração por ver a filha chorando por um colar de diamante ou o filho por um avião.
Nesse caso a frustração é por não ter.
Em Ambos os casos há frustração um por muito ter e outro por pouco ter. Mas tudo gira em torno do "ter" possuir o não algo.
Qual é o motivo das nossas frustrações?
Pelo que temos ou pelo que não temos?
Ou por achar que merecíamos ter algo?
Sempre escuto e já falei também que não devemos criar grandes expectativas, porque grandes expectativas não realizadas geram grandes decepções.
De fato funciona, quando não se espera nada, não tem com que se frustrar, será mesmo?
Penso que o erro não está em ter grandes expectativas, o erro reside em quem a colocamos. Nos frustramos quando esperamos de quem não pode ou não quer nos dar o que queremos. Quando achamos que temos direito, quando olhamos para as pessoas como se fossem nós.
Depositar muita expectativa em seres humanos temos uma enorme chance de nos frustrar.
O segredo de não se frustrar é esperar em Deus, e não exigir das pessoas que sejam como achamos que somos.
E no meu caso na programação já estou bem resolvido, se não der certo, faço novamente.
E no caso do Matias ele irá sofrer um pouco até entender isso.
Demorei trinta e tantos anos e ainda não estou imune as frustrações.
Que Deus nos ajude a conviver com isso também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário