Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

HOJE É DIA DE QUEM? E AMANHÃ?



Hoje é dia 30/10, para alguns pode ser um dia importante, para os “membros” da Igreja Maradoniana, hoje é “NATAL” aniversario do Maradona, para quem não gosta do futebol do Argentino, também há motivos para comemorar é aniversario do famosíssimo “ANDRÉ CATIMBA” jogador brasileiro que até jogou junto com o Maradona em 1980 no Argentino Juniors (fonte Wikipedia)

E o dia de amanhã 31/10 é dia do que?
Temo ouvir de alguns “Dia das Bruxas”, ou Halloween, ou ainda Dia de Samhain deus da mitologia Celta.

Não me espantaria verificar que muitos “evangélicos” não sabem qual é o fato mais importante nessa data, ou ainda, o que essa data tem sido lembrada nos últimos séculos.
A REFORMA PROTESTANTE.

Digo que muitos não “evangélicos” não sabem ou lembram, e essa “ignorância” tem dois motivos:
Os Batistas, sobretudo aqueles simpáticos ao livro “RASTRO DE SANGUE”, de J.M Carrol em que o autor defende que os batistas seguem uma sucessão chamada de J.J.J, ou seja, (João - Jordão -Jerusalém) e a teoria anabaptista. Ambas são rejeitadas pelos historiadores batistas Henry C. Vedder e Robert G. Torbet. A teoria de sucessão apostólica postula que os batistas atuais descendem de João Batista e que a igreja continuou através de uma sucessão de igrejas (ou grupos) que batizavam apenas adultos, como os montanistas, novacianos,donatistas, paulicianos, bogomilos, albigenses e cátaros, valdenses e anabatistas. Os batistas landmarkistas utilizam este ponto de vista para se auto-proclamar única igreja verdadeira. Essa é uma espécie de “ignorância intelectualizada”, eles escolhem não saber e não ensinar sobre a reforma, por se julgarem, fora da reforma, e, portanto nem sequer esses batistas se consideram protestantes.

A outra é a “ignorância desintelectualizada” são os diversos ramos “evangélicos” que nunca estudaram a historia da Igreja, e acha que o APOSTOLO “ZEZINHO DA ROÇA” foi quem teve uma revelação mágica e iniciou a pregação do evangelho no Brasil, não sabem que mesmo os APOSTOLOS das Igrejas NACIONAL, MUNDIAL, INTERNACIONAL, UNIVERSAL E GALAXIAL* (*essa eu vou inventar, kkk) são frutos da reforma, estão quilômetros distante de serem reformados, mas tem essa origem.

E nos que somos filhos “legítimos” da reforma, como estamos nos lembrando da reforma e dessa data tão especial?
Alguns mais eruditos podem argumentar, mas e os pré-reformadores, e Calvino, e Zuínglio (essa data 31/10 é a data da publicação das 95 teses de Lutero).
Mas precisamos comemorar e relembrar o legado da reforma, em um dia e foi escolhido esse, da mesma forma que celebramos o natal em 25/12, sabendo que pode ter sido qualquer outra data.
Precisamos viver a reforma nos nossos dias de hoje, a pregação expositiva, os 5 Solas, a busca pela santidade, a visão social, para nós presbiterianos a “COSMOVISÃO CALVINISTA”, ver todas as implicações do mundo (cosmus) pela ótica do calvinismo.
Temos muito que comemorar, mas também analisar o quanto distantes estamos desses homens de DEUS que deram suas vidas pela IGREJA, que escreveram livros valiosíssimos para a FÉ até os dias de hoje, vejam as Institutas, as confissões de fé, os livros de teologia sistemática, etc.

Viva 31/10, viva a Reforma Protestante, viva o grande “avivamento”, e todos os reavivamentos que surgiram depois da reforma, com a ênfase da volta a SOLA SCRIPTURA, como os da época de Spurgeon, Jonathan Edwards e Moody.
E que DEUS levante um grande reavivamento nos nossos dias, não de “barulho”, ou de “pseudo-poder” mas de crescimento espiritual, busca pela palavra de DEUS e mudança visível na sociedade como um todo.

SOLA DEI GLORIA






Nenhum comentário:

Postar um comentário