Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Quase CINCO anos de IPB!!!!

Nova Odessa, 01 de Fevereiro de 2016


O tempo passa, o tempo voa e a poup...

Quem nasceu nos anos 80 lembra dessa campanha publicitaria do "extinto" Banco Bamerindus, que foi comprado pelo HSBC, que agora foi comprado pelo Bradesco.

Mas não é para falar de mercado financeiro que estou escrevendo no BLOG, e sim pelo tempo...

Como está no titulo do artigo, Cinco Anos de IPB, bem é mais ou menos isso. em Janeiro de 2011 sai de Vargem Grande Paulista e da Igreja Batista Regular de Vargem Grande Paulista, essa data ficou marcada foi o ano que fiz 30 anos.

Ao me mudar para Sorocaba ficamos 3 meses frequentando a Igreja Batista Central, mas o Pastor era bem liberalzão, paga pau de Paul Tillith e Bultmann e então como família nos reunimos e decidimos ir para a IPB, era um projeto antigo, pelo legado histórico, por ser reformada, por ser calvinista e por ter a liturgia e doutrina conforme a CONFISSÃO DE FÉ e WESTMINSTER. Então no Google coloquei o meu endereço que no momento era Brigadeiro Tobias, pra ser mais exato INHAYBA, e a Igreja mais próxima foi a da rua Panamá, bairro do Barcelona, poderia ter ido para a de Votorantim, ou a Santa Clara que tem uma linha doutrinaria e litúrgica mais "ortodoxa", ou se preferir mais FIEL a confissão e aos Catecismos(Hoje sei disso, mas até então não sabia)

Mas já são quase cinco anos, comecei a frequentar a IGREJA PRESBITERIANA "ROCHA ETERNA" na pascoa de 2011.


Mas o que quero dizer é que em quase cinco anos na IPB, em 4 igrejas e  3 cidades diferentes e vi somente 6 batismos (sendo que um deles foi dos nossos filhos), nenhuma é isso mesmo NENHUMA confissão publica de fé, grupos de evangelismo e discipulados NENHUM!!!  
Classe de Novos Membros e de doutrinas da IPB só em uma  Igreja, aulas para as crianças do catecismo somente em uma Igreja. 

Em contra partida nesses mesmos cinco anos vi, Aeróbica Gospel, Dança Gospel, Vi e ouvi coisas semelhantes ou piores que vi e ouvi em igrejas pentecostais, na Renascer nos SOS da vida e nas Marchas pra Jesus, uma serie de eventos que serviam somente para promover entretenimento e distração ao invés de promover sabedoria e edificação.
Vi pastores pregando contra a autoridade do Supremo Concilio, contra a Confissão de fé.
Vi um grupo de pastores defendendo o PECADO de outro Pastor e tratando os membros que estavam do lado da verdade como na Inquisição, vi ameaças, soberba, altives, falta de misericórdia, vi barganhas, politicagens, favorecimentos, etc


Que tristeza a quase cinco anos atrás, eu olhava para a situação da Igreja Batista que por ser "autônoma" esta a mercê de pastores que tinham linhas doutrinarias estranhas e ao olhar para a IPB (por estar de fora) via uma Igreja que tinha tudo bem organizado, a organização em Conselho de presbíteros, Presbitérios, Sínodos e Supremo Concilio.
Por ter a Confissão de Fé e não estar a mercê das vontade de pastores seria o melhor lugar para se servir a DEUS.
Firmeza doutrinaria, seriedade e reverência.

O que vi nesses cinco anos não foi o que eu via de fora, vi muitos que estão na IPB querendo ter a lotação da Universal, as curas da Mundial, os shows da Renascer, mas quase nenhum deles quer ser a IPB!

Não vou fazer como muitos na IPB que acham que a grama da Igreja vizinha é mais verde, e criticam a IPB por ser "atrasada" muito pelo contrario minha critica é contra aqueles que estão fazendo a IPB deixar de ser IPB, aqueles que não seguem a Confissão de fé e os catecismos, aqueles que pisam sobre o capitulo XXI da confissão de fé o "famoso" principio regulador, aqueles que não afirmam as doutrinas fundamentais da fé cristã, aqueles que querem transformar a IPB em qualquer outra "coisa".

Ecclesia Reformata et Semper Reformanda est”  

Igreja reformada, sempre se reformando 


Não quer dizer que a Igreja Reformada precisa estar a cada dia nas prateleiras rotas buscando tudo o que for novo nas repartições de doutrinas e musicas.

Mas significa dizer que a Igreja reformada está sempre voltando para as escrituras e se reformando quando algo fica "diferente" do que deveria ser.

É mais ou menos assim, quando o "piso fica gasto" não se troca o piso de cerâmica por de tacos, mas se coloca outros pisos de cerâmica com a mesma qualidade e beleza isso é a "Igreja Reformada, sempre se reformando" sempre voltando para as escrituras e as reformas que foram efetuadas para surgir a Igreja do modo que é.

Não, não quero sair da IPB, muito pelo contrario quero estar na IPB a dos Estatutos, Manuais e Confissão de Fé.

SENHOR DEUS!

NOS AJUDE À CADA DIA VOLTARMOS PARA O EVANGELHO PURO E SIMPLES.
  



3 comentários:

  1. Ezequiel,compartilho do mesmo sentimento que você. Eu estou na IPB há quase 9 anos. Fui convertida quando ainda morava em Teresina, Piauí. Na IP Piçarra, onde eu me congregava, estava acostumada com um Culto simples e Cristocêntrico.
    Mas ao vir morar aqui me deparei com algo diferente. Percebi que boa parte dos presbiterianos (não todos) sentem um desprezo pelos seus símbolos de Fé, por aprofundamento doutrinário e até mesmo desprezo pelas doutrinas da Graça!
    Estão mais interessados em compartilhar sentimentalismo do que em aprender a Verdade que nos sustenta e liberta.
    É algo que muito me entristece...
    Não digo que a igreja no Piauí é melhor do que a daqui, prq não existe igreja perfeita. Somos todos pecadores. Porém, pecadores precisam reconhecer que são pecadores e precisam de tratamento. Se alguém não reconhece q tá doente, não segue tratamento nenhum. O tratamento do pecador é a Palavra de Deus. Se esta é deixada de lado, não há cura!
    Atualmente, estou na IP Votorantim há mais ou menos 1 ano. E estou muito feliz pelo zelo doutrinário. Mas gostaria que as IPB's daqui fossem mais homogêneas quanto a isso. Como veremos vidas transformadas sem uma base doutrinária sólida?
    Moralmente correto até um ímpio pode ser. Mas, espiritualmente reto, só alguém q foi alcançado pelo fiel conhecimento da Palavra (q é doutrina!)
    Que Deus nos ajude!

    Ass: Alanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia

      Alana

      Estamos com saudades de vocês!!

      Concordo com tudo o que você disse, e digo mais, se essa falta de identidade e identificação com a fé reformada persistir ao meio e longo prazo irá fazer com que a IPB como conhecíamos e como existe nos manuais, catecismo e confissões desapareça.

      Teremos uma Igreja NeoPentecostal com nome de reformada...

      Excluir