Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

CHORÃO E AS IGREJAS EVANGÉLICAS*

*Não quero generalizar, estou comparando as frases do cantor Chorão com os Slogans de duas igrejas evangélicas. 



Nova Odessa, 21 de Agosto de 2015

Nessas duas últimas semanas em virtude da manutenção no meu veiculo, estou tendo que caminhar um trecho de 3km me deslocando de casa até uma avenida próxima a empresa que trabalho para esperar um colega que me dá uma carona até a empresa.
Nesse trajeto passo por dentro de bairros e avenidas importantes em Nova Odessa, me chamou a atenção nesse trajeto, 1 muro pichado e 2 Igrejas evangélicas nesse percursos, o que me chamou a atenção foram os dizeres na pichação e os “SLOGANS” das Igreja.

No muro pichado conta a seguinte frase:
“VIVA PRA SER FELIZ NÃO VIVA EM VÃO” CHORÃO

Nas Igrejas,
A primeira que passo, com o Slogan:
“UM LUGAR PARA AMAR E SER AMADO”

E a segunda igreja que passo, com o Slogan:
“SUA FAMILIA É NOSSA PRIORIDADE”

O que me chama a atenção nessas frases?
Não são frases boas?

A primeira frase, do falecido cantor “CHORÃO”.
Mostra que o foco da vida na perspectiva dele, deve ser a busca pela felicidade, como condicional a viver ou não (viver em vão), não é de se estranhar que o próprio CHORÃO ao se decepcionar no seu relacionamento afetivo (estava em processo de separação) e com brigas com integrantes da banda (tinha brigado com o Baixista Champignon) deu cabo da própria vida, ingerindo um volume de drogas que o levou a morte.
O que me entristece nesse fato é que muitos outros “chorões” estão morrendo dia após dia em busca dessa tão sonhada felicidade que nada mais é do que o pote de ouro no fim do arco-íris.
Coincidência ou não outro integrante da banda, o Baixista Champignon também morreu, no caso dele a hipótese é de suicídio.
Ambos “pregavam” a liberdade e a busca alucinada pela felicidade e tiveram um fim trágico, reflexo de uma sociedade que está sendo bombardeada pelo marxismo cultural, que tem na mídia, escolas esse ensino de quebra valores absolutos, valores éticos e morais em nome da “LIBERDADE E FELICIDADE”.

Nas igrejas o que vemos, nas frases que propositalmente chamei de SLOGANS (Slogan é uma palavra ou frase curta e de fácil memorização, usada com frequência em propaganda comercial, política, religiosa, etc.) Essas frases mostram que a Igreja está sendo transformada pela sociedade e não o contrario.

Porque eu digo isso?
Vamos analisar as frases!
“UM LUGAR PARA AMAR E SER AMADO” e “SUA FAMILIA É NOSSA PRIORIDADE”

Essas frases em nenhum momento sequer mencionam a “existência” ou o nome de DEUS, essas frases poderiam muito bem estar na fachada de qualquer estabelecimento comercial, essas frases são voltadas para as necessidades das pessoas, necessidades que são verdadeiras, porem são temporais, quando o papel da Igreja é de apresentar o evangelho e mostrar a necessidade das coisas eternas (2Cor.4:18), esses Slogans mostram uma postura HEDONISTA, (O hedonismo (do grego hedonê, "prazer", "vontade"[1] ) é uma teoria ou doutrina filosófico-moral que afirma ser o prazer o supremo bem da vida humana. O hedonismo filosófico moderno procura fundamentar-se numa concepção mais ampla de prazer entendida como felicidade para o maior número de pessoas. O significado do termo em linguagem comum, bastante diverso do significado original, surgiu no iluminismo e designa uma atitude de vida voltada para a busca egoísta de prazeres momentâneos. Com esse sentido, "hedonismo" é usado de maneira pejorativa, visto normalmente como sinal de decadência.).
Em nenhum momento quero dizer que não devemos “amar e sermos amados”, ou ainda que a família não seja importante, mas isso não é o “FOCO” da Igreja.
A missão da Igreja é anunciar a Cristo e louvá-lo.
O fim supremo e principal do homem é glorificar a DEUS e alegrar-se nele para sempre.
Em servindo a DEUS e cumprindo o seu papel como filho e servo de DEUS, vivenciamos com contentamento o amor cristão e nos alegramos em DEUS.
Essas frases mostram que as Igrejas usam de Slogans para “atrair” novos clientes para o seu “negocio”, não conheço as Igrejas citadas e não quero afirmar que elas em especial são dessa forma, o que quero com esse comentário é mostrar o pensamento filosófico escondido nas pequenas ações, e um aviso importante, não existe neutralidade! Tudo o que é ensinado nas escolas, divulgado nas mídias, tudo o que é falado tem uma linha filosófica, tem uma ideologia.
Infelizmente o antropocentrismo tem dominado a nossa sociedade, o culto ao homem, o homem com o centro do universo, a sua felicidade e sua vida serrem mais importantes do que qualquer outra coisa, quanto a sociedade ser dessa forma não me surpreendo o que me preocupa é ver nas Igrejas que deveriam ser contrarias a isso, terem como filosofia servir e agradar o homem, deixando DEUS em segundo plano.

Que DEUS nos livre das amarras das “VÃS FILOSOFIAS” Cl 2.8,e possamos imprimir na sociedade o pensamento cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário