Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Rótulos e títulos.

Rotular
1)      Julgar
2)      Comparar

Título 
1)      Qualificação que exprime uma relação social, uma função, um cargo.  
2)      Denominação honorífica que define a pessoa, em razão de sua função, dignidade ou nobreza, como ministro, imperador, rei, papa etc.  
3)      Merecimento. 
4)      Nota, reputação, fama. 
5)      Fundamento, motivo, razão.

Em uma analise superficial, a minha impressão é que o titulo é enxergado como algo nobre, digno já o rótulo carrega um peso “pejorativo” (depreciativo).

Tenho observado que no meio CRISTÃO REFORMADO, estamos cercados dos “RÓTULOS e dos TÍTULOS”, existem Pastores, Presbíteros e Diáconos que exigem serem chamados pelos seus “títulos”, outros não querem ser “rotulados” como tal.
Acredito haver alguma confusão no que é rotulo e o que é titulo.
Por exemplo, a minha igreja, a IPB ela é uma Igreja Reformada, Tradicional e Histórica.
Por sua vez dentro da IPB existem alguns títulos, tais como:

Uma Igreja ou pessoa “avivada(o)”,
Uma Igreja ou pessoa “pentecostal”
Uma Igreja ou pessoa “conservador(a)”

Mais esses títulos, confundem a identidade da Igreja, no decorrer da Historia houveram algumas divisões e surgiram, algumas Igrejas Presbiterianas, que não estão ligadas a Supremo Concilio da IPB. Pensando nos títulos, que essas Igrejas carregam INDEPENDENTE, RENOVADA, CONSERVADORA e PENTECOSTAL.
Esses títulos são na verdade distintivos, do que cada Igreja professa, e muitos casos os motivos pelos quais motivos houve a “necessidade” (vale apena pensar que muitas igrejas se dividem por motivos fúteis), alguns buscam ser “INDEPENDENTES” da missão americana, outras para afirmar sua interpretação da Pneumatologia usam os títulos RENOVADA OU PENTECOSTAL, outros usam o termo CONSERVADORA para afirmar que mantém o mesmo sistema doutrinaria dos primeiros presbiterianos.
Vejo que os “rótulos” só atrapalham o entendimento, quando sou chamado de “CONSERVADOR” logo penso, se estou conservando a fidelidade doutrinária, herdada de João Calvino e Jonh Knox, me sinto lisonjeado, mas infelizmente o que percebo, que é que o titulo conservador, significa para alguns que o utilizam, como alguém retrógrado, reacionário, saudosista e nostálgico. Da mesma forma, quando ouço pessoas utilizando o titulo, “avivadas/renovadas”, percebo uma certa intenção de demonstrar uma “superioridade espiritual ou de PODER” característica clássica dos “neo-pentecostais” que se arrogam os detentores do poder, presença e voz de DEUS.
Creio que a IPB como outros TRADICIONAIS HISTÓRICOS vivem uma profunda crise de identidade, e falta uma melhor compreensão dos títulos e o que eles representam para os membros da sua própria Igreja e para os de fora, me lembro quando ainda fazia parte de uma Igreja Pentecostal da 1º onda, como olhava admirado para as Igrejas Históricas e via nelas, uma série de qualidade que minha denominação de então, não possuía, e o como era clara a diferença em ser “ASSEMBLEIANO” e ser “PRESBITERIANO OU BATISTA”.
Diante disso para mim fica claro, que não podemos fugir dos “rótulos”, mas que prefiro ser rotulado como conservador, por tentar manter firme minhas posições e crenças, (JD3 Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.), Do que ficar a vida toda tentando “adequar-me” as pessoas e sendo um camaleão que está sempre mudando conforme suas conveniências. E sendo jogado de um lado para o outro, como massa de manobra. (Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Efésios 4:14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário