Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

ESTUDAR É PRECISO, E PRECIOSO TAMBÉM!!

Hoje me deparei com o gabarito da prova do vestibular IPB unificado de 2010, o mesmo que vou prestar agora em 2013.

Ao procurar as perguntas e respostas desse exame aplicado em 2010, esperava ver as perguntas da matéria língua inglesa que definitivamente não domino, e ver também as de língua portuguesa e literatura que não eram o meu forte quando estuda no ensino fundamental e médio. Os assuntos de conhecimentos bíblicos e símbolos de Fé da IPB eu julgava que seriam mais fácil.

Mas não foi minha surpresa ao ver todas as matérias confirmei o que já sabia, que sou muito ruim em inglês por isso vou estudar lendo o Novo Testamento em português e inglês para pelo menos me familiarizar com algumas palavras em inglês para tentar fazer uma tradução e usar as técnicas de inglês instrumental.
No quesito língua portuguesa e literatura confirmei que tenho muita dificuldade em lembrar os termos da analise sintética e morfológica, vou apelar para uns livros para vestibular que fazem um resumo para “relembrar” essas matérias.
A minha surpresa foi nos assuntos que julgava ter mais facilidade, que são Conhecimentos Bíblicos e Símbolos de Fé da IPB, sabia a maioria das respostas, mas derrapava sempre em assuntos do antigo testamento como as 10 pragas, 10 mandamentos, alguns personagens “coadjuvante” na historia dos Hebreus.

Com isso quero pensar algumas coisas, o quanto precisamos constantemente estudar, personagens como JOQUEDEBE que recebeu salário para cuidar do próprio filho e é a mãe de MOISÉS (Lembrei da historia, mas o nome dela nem de longe) e a mulher de Hamã citado no livro de Ester (ZERES).
Para alguns pode parecer exagero, ou ainda, nada que o Google ou a Bíblia on-line não resolva, mas se para assuntos simples como estes já estou tropeçando, imagine em assuntos mais pesados, e no artigos de doutrina?
Creio que o preparo de alguém que almeja o ministério deve ser constante e existe uma variedade incrível de recursos para estar cada vez mais preparado e tendo cada vez mais a oferecer para a Igreja.

Também me surge um inquietante questionamento.
Se há toda essa exigência na prova vestibular, acredito que o curso deve ser de alto nível, me pergunto como explicar tantos obreiros mal preparados como temos visto nos dias de hoje?
Como conseguiram se formar?
E crendo que estudaram e aprenderam tudo o que foi transmitido, como esqueceram tão rápido?

Observo uma distancia enorme entre o que deveria ser e o que de fato são os pastores de hoje em dia.
Hoje não consigo enxergar se o erro está nas instituições de ensino, ou nos próprios alunos.
Acredito que poderei entender melhor quando estiver no meio acadêmico.

Mas é algo que me entristece um pouco é ver uma estrutura tão bem organizada que, ou não está formando como deveria ou os candidatos estão jogando fora toda essa oportunidade de aprendizado.

É isso, quem bom que vi antes que o teste é difícil, porque se fosse achando que seria “fácil de mais” iria cair do cavalo....



Amem

Um comentário:

  1. Nessas horas a Escola Bíblia Dominical para as crianças se revela relevante. Eu lembro do nome Joquebede por causa das aulas daquele tempo.

    ResponderExcluir