Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de maio de 2013

BRUTO, RÚSTICO E SISTEMÁTICO


Sou Bruto, Rústico e Sistemático

João Carreiro e Capataz

 

 

Tudo que dá na tv minha muié qué faze
não mede as conseqüências
Fez um tar de topless quando vi me deu um streeis
perdi minha paciência

Por me faltar o respeito na muié eu dei um jeito
corretivo do meu modo
No quarto deixei trancada 15 dia aprisionada
e com ela não me incomodo

Aqui não, posso até não ser simpático
comigo não tem desculpa minha criação é xucra
a verdade ninguém furta
sou bruto, rústico e sistemático

Fim de semana passado
conheci o namorado da minha filha caçula
achei que não deu parelha
tava de brinco na orelha e o corpo cheio de figura

Não suportei muito tempo
nesse relacionamento eu tive que opinar
sujeitinho era roqueiro, não dá certo com violeiro
Nóis num ia combina

Aqui não, posso até não ser simpático
comigo não tem desculpa minha criação é xucra
a verdade ninguém furta
sou bruto, rústico e sistemático

Sistema que fui criado
vê dois home abraçado pra mim era confusão
Mulher com mulher beijando, Dois home se acariciando
Meu Deus que decepção

Mais nesse mundo moderno
não tem errado e nem certo achar ruim é preconceito

Mas não fujo a minha essência
pra mim isso é indecência ninguém vai mudar meu jeito

Aqui não, posso até não ser simpático
comigo não tem desculpa minha criação é xucra
a verdade ninguém furta
sou bruto, rústico e sistemático

Pode até parecer um devaneio, alguns que insistem na dicotomia GOSPEL x DO MUNDO, vão até se escandalizar, mas antes de ser apedrejado gostaria de lembrar que como Presbiteriano e Calvinista, acredito na COSMOVISÃO CALVINISTA, e não classifico as artes como obra do diabo ou do mundo, muito pelo contrario, acredito na graça que se manifesta em 2 vertentes a graça particular/especial e a graça geral/comum. Creio que DEUS pela sua misericórdia nos concedeu a graça particular/especial dando-nos a grande benção da salvação e concedeu a todos os homens a graça geral/comum em que DEUS deu dons aos homens que não são filhos de DEUS, mas, são excelentes médicos, professores, músicos, pintores, escritores, etc. A bíblia fala que DEUS faz nascer o sol sobre o justo e os ímpios (graça comum/geral) e também diz que nos tirou das trevas para sua maravilhosa luz (graça particular/especial).
Dito isso, gostaria de usar essa música dos cantores JOÃO CARREIRO E CAPATAZ, eles cantam a chamada música sertaneja de raiz, quem é do interior conhece bem esse estilo musical, geralmente são musicas que contam uma estória com começo, meio e fim e tem sempre uma lição de moral.
Vamos a analise da música.
O nome da música é SOU BRUTO, RUSTICO E SISTEMÁTICO, nela o autor comenta alguns fatos do cotidiano na ótica bruta, rústica e sistemática.
Tudo que dá na tv minha muié qué faze e não mede as conseqüências O primeiro assunto interessante é a “Influencia da televisão na vida das pessoas”, pode parecer um exagero do autor e meu em utilizar esse exemplo, mas alguém já parou pra pensar o quanto a televisão influencia a vida das pessoas, por exemplo, existem casas que se você decidir fazer uma visita em horário da novela ou do futebol, você até será recebido mas não espere atenção do anfitrião, porque ele estará tão entretido no enredo na novela, ou nos lances do futebol, que você ou senta e assisti junto, ou esquece, conversar sobre qualquer assunto no intervalo comercial ou nos 15 minutos do intervalo do futebol, logo, a TV rouba o tempo e a atenção e prejudica os relacionamentos, quer outros exemplos, vou dar mais 2 apenas, quantas expressões (jargões) são criados em novelas e são repetidos aos 4 cantos (até nas Igrejas)quer alguns exemplos “to pagando”, “ninguém merece”, “não é brinquedo não”, “aqui tem café no bule” e por ai vai, e o último exemplo, talvez a prova da influencia da TV na sociedade é o aumento dos divórcios após uma campanha pró-divorcio nas novelas, espere que vou explicar:
Em resumo após haver exposição de formatos de famílias com pais divorciados (e em geral nas novelas essas são famílias felizes, descoladas e vanguardistas) houve um aumento de 3,3% em 1984 a 17,7% em 2004.
Aqui não, posso até não ser simpático Voltando a música, no refrão ele diz; defender a opinião se livrando dessa idiotice do politicamente correto, mesmo não sendo sempre simpático, porem verdadeiro
 a verdade ninguém furta a verdade com valor absoluto.
conheci o namorado da minha filha caçula, tava de brinco na orelha e o corpo cheio de figura Outro assunto que o autor aborda é o pretendente a namorado da sua filha, aqui o autor coloca mais um assunto que seria tabu até nos arraiais evangélicos, ele destaca um comportamento do pretendente a namorado da sua filha que ele não aprova, agora pergunto, será que somente ele não aprova esse comportamento (piercing e tatuagens), quantos são reprovados nas entrevistas de emprego e em concursos públicos, por exemplo, será que essa atitude de mutilação e cicatrização forçada é algo “natural” e deve ser tratado,
nesse relacionamento eu tive que opinar  como pai utiliza de um expediente que lhe é cabido o de opinar e aconselhar a filha, não foi omisso, que infelizmente hoje também não está mais em voga, hoje é um tal de não posso contrariar meus filhos, estamos falando de deixar seus filhos namorarem tatuados e quando o seus filhos querem se mutilar, ou seja, tatuar vamos deixar para não os contrariarem ou teremos uma postura de BRUTO, RUSTICO E SISTEMATICO.
Mulher com mulher beijando, Dois home se acariciando, Meu Deus que decepção O autor entra em outro assunto que na nossa sociedade tem dado o que falar a polemica homossexual, não quero aqui gastar tempo em falar sobre um assunto que para nós evangélicos é claro (espero)
 Mais nesse mundo moderno, não tem errado e nem certo achar ruim é preconceito Uma critica ao pós-modernismo e ao relativismo, nesse mundo moderno não tem errado e nem certo, esse é um assunto que não vejo tanta discussão como no caso dos homossexuais, por exemplo, e é tão importante quanto, se não há mais certo e errado, não há mais pecado, logo, não há mais inferno e condenação, tão pouco, há a necessidade de arrependimento e nem o conteúdo da bíblia é verdadeiro, não existe verdade absoluta tudo é questão de ponto de vista. Ele diz achar ruim é preconceito, ele aponta outra característica dos nossos dias, toda opinião é valida desde que não contrarie a dos “homossexuais” ou “ateus”, por exemplo, á uma ditadura em que primeiro se desvaloriza as verdade e em seguida aniquila-se as opiniões.
Mas não fujo a minha essência, pra mim isso é indecência ninguém vai mudar meu jeito Aqui o autor me lembra os “bons fundamentalistas cristãos”, não fujo a minha essência, não abro mão dos fundamentos bíblicos, não negocio o inegociável, como tem se barganhado valores eternos nos dias de hoje em nome de uma “pseudo contextualização” abrindo mão de distintivos cristãos, deixando até de ser cristãos e sendo “corrigidos” por dois sertanejos que não experimentaram a graça salvadora, mas são usados para nos abrir os olhos espirituais (que nós temos e eles não) para enxergar verdades bíblicas que, as vezes, estamos nos esquecendo.

2 comentários:

  1. muito legal, é isso mesmo

    um tapa na cara, como somos influenciados pela televisão, outro motivo para pensar é - como os crentes estão sendo influenciados pelas teologias da prosperidade através da tv. Os crentes se não bastasse assistir as porcarias das novelas da Globo, ainda assistem aos teólogos da prosperidade como Murdock, RR Soares, Edir Macedo, Malafais e etc.. e ficam repetindo as suas baboseira, eu declaro, eu tomo posse, ta amarrado e por ai vai...

    ResponderExcluir
  2. Gostei da análise,mas não vi a parte que fala do violência contra a mulher(crime)? Tbm está nos ensinamentos bíblicos?

    ResponderExcluir