Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

O homem segundo o coração de DEUS.

O homem segundo o coração de DEUS. I Sm 13.14 / Atos 13.22


Davi é sempre lembrado como o homem segundo o coração de DEUS, e também é lembrado pelas vitorias sobre GOLIAS e os filisteus, sobre as conquistas militares e os salmos, etc.

O que me fascina nos relatos bíblicos e na forma como o espirito de DEUS inspirou as escrituras é o fato de não haverem super-heróis na bíblia, ou ainda em nenhum momento serem omitidos as falhas e as suas “humanidades”.
Vemos personagens emblemáticos como Gideão, Sansão, Davi, Salomão, Elias, Eliseu e tantos outros fazendo e falando coisas extraordinárias e também falhando  e errando em coisas aparentemente “simples”.
A bíblia não está preocupada em mostrar um “padrão” sobre-humano, pelo contrario, nos mostra a cada dia a dependência de DEUS na pessoa do seu Espirito Santo, em nossas vidas.
Não existem seres mitológicos, com poderes mágicos, existem homens e mulheres que se dedicaram a cumprir a vontade de DEUS e viviam na dependência do espirito Santo.

O tema do texto fala sobre DAVI, o homem segundo o coração de DEUS.

O que DAVI tinha que o fazia especial? Qual qualidade vemos nele que podemos orar pedindo a DEUS para que haja em nossas vidas?
Vou mostrar uma das muitas qualidades de DAVI que o credenciam para o titulo de homem segundo o coração de DEUS, e diferentemente do que muitos podem pensar, não vou citar um lindo Salmo escrito por ele, nem narrar a vitória sobre o gigante Golias, nem tão pouco como  poupou a vida de Saul vou falar da atitude de DAVI diante do seu pecado.
E o Senhor enviou a Davi o profeta Natã. Ao chegar, ele disse a Davi: "Dois homens viviam numa cidade, um era rico e o outro, pobre.
O rico possuía muitas ovelhas e bois,
mas o pobre nada tinha, senão uma cordeirinha que havia comprado. Ele a criou, e ela cresceu com ele e com seus filhos. Ela comia junto dele, bebia do seu copo e até dormia em seus braços. Era como uma filha para ele.
"Certo dia, um viajante chegou à casa do rico, e este não quis pegar uma de suas próprias ovelhas ou do seus bois para preparar-lhe uma refeição. Em vez disso, preparou para o visitante a cordeira que pertencia ao pobre".
Então, Davi encheu-se de ira contra o homem e disse a Natã: "Juro pelo nome do Senhor que o homem que fez isso merece a morte!

Deverá pagar quatro vezes o preço da cordeira, porquanto agiu sem misericórdia".
Então Natã disse a Davi: "Você é esse homem! Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Eu o ungi rei de Israel, e livrei-o das mãos de Saul.
Dei-lhe a casa e as mulheres do seu senhor. Dei-lhe a nação de Israel e Judá. E, se tudo isso não fosse suficiente, eu lhe teria dado mais ainda.
Por que você desprezou a palavra do Senhor, fazendo o que ele reprova? Você matou Urias, o hitita, com a espada dos amonitas e ficou com a mulher dele.
Por isso, a espada nunca se afastará de sua família, pois você me desprezou e tomou a mulher de Urias, o hitita, para ser sua mulher’.
"Assim diz o Senhor: ‘De sua própria família trarei desgraça sobre você. Tomarei as suas mulheres diante dos seus próprios olhos e as darei a outro; e ele se deitará com elas em plena luz do dia.
Você fez isso às escondidas, mas eu o farei diante de todo o Israel, em plena luz do dia’ ".
Então Davi disse a Natã: "Pequei contra o Senhor! " E Natã respondeu: "O Senhor perdoou o seu pecado. Você não morrerá. (II Samuel 12. Destaque versos 5,7 e 13.)
Quero citar o texto de II Sm 12, um dos meus textos preferidos (juntamente com o de Gn 45 José se revelando a seus irmãos).
Nesse texto o profeta Natã se dirige a DAVI e lhe conta uma “parábola” apesar de DAVI julgar ter sido um fato real.

No VERSO 5 - A parábola contada por Natã desperta em DAVI o senso de justiça e ira ao ver a injustiça do “vizinho rico”. Nós passamos por momentos na nossa vida em que nos indignamos com a politica e a corrupção, com os refugiados, com a lama do rio doce e tantas outras coisas.

No VERSO 7 – Natã desarma DAVI, quem a um segundo estava disposto a fazer justiça diante do fato é chamado a realidade, o profeta faz um tratamento de choque com DAVI e nós também precisamos assim como aconteceu com DAVI sermos “chacoalhados”, precisamos olhar para os problemas da sociedade, da politica, da ecologia e das mazelas do mundo, mas também precisamos olhar para dentro, para a nossa corrupção (pecados), para coisas mais próximas a nós, a nossa cidade, nossa rua e a nossa igreja.

No VERSO 13 – (o meu preferido do texto) Vemos a reação de DAVI que poderia se apoiar no fato de ser o ungido de DEUS (e nesse caso era mesmo), poderia se apoiar na sua posição de REI e não dar ouvidos ao profeta, poderia desconversar por a culpa em Batseba (como Adão fez com Eva), mas ele não fez nada disso, fez o que na minha opinião o faz ser lembrado como o homem segundo o coração de DEUS, ele reconhece o seu pecado contra DEUS, ele se despoja de sua “realeza” e se dobra diante do profeta reconhecendo o seu pecado, essa resposta de DAVI a correção é a qualidade que quero enaltecer, e oro para que DEUS me conceda que quando cair em alguma falha (que estamos suscetíveis) possa responder e reagir da mesma forma que DAVI.

DAVI é um homem segundo o coração de DEUS, não porque tem poderes mágicos, é infalível, perfeito sem pecados.
DAVI é um homem segundo o coração de DEUS porque como nós ele pecou, mas ele prontamente reconheceu seu pecado e se arrependeu dele.

Que possamos ser prontos a receber a repreensão assim como DAVI.

Obs.
Vale lembrar que perdão de pecados não significa apagar as consequências dele, DAVI perdeu três filhos o bebê, AMNON e ABSALÃO e a sua filha TAMAR ficou marcada para sempre após sofrer estrupo pelo irmão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário